Motoqueiro morre em acidente na Lúcio Meira
30 de janeiro de 2019
Secretaria de Educação de VR propõe novos projetos para escola em tempo integral
30 de janeiro de 2019


Samuca entrega Unidade Básica de Saúde da Família no Água Limpa

Moradores contam agora com duas unidades da Atenção Básica; atendimento começou na tarde desta quarta-feira, dia 30, após a inauguração

O prefeito de Volta Redonda, Samuca Silva, entregou na manhã desta quarta-feira, dia 30, a Unidade Básica de Saúde da Família Carlos Gomes de Freitas (Tio Gomes), na Rua Violetas, nº 214, Água Limpa. Com a inauguração, o bairro passa a contar com duas unidades da Atenção Básica, que vão dividir as demandas dos moradores por atendimento. A nova unidade, que começou a funcionar logo após a inauguração, vai assistir 700 famílias, cerca de três mil pessoas.

O secretário municipal de Saúde, Alfredo Peixoto, reafirmou o compromisso da gestão municipal em entregar à população as obras que estavam em andamento quando assumiram a prefeitura. “A construção dessa unidade de saúde está no Orçamento Participativo do bairro desde 2009 e o terreno desapropriado desde 2013. Hoje, conseguimos entregar à comunidade o local já em funcionamento”, disse, lembrando que, em 2018, o bairro Água Limpa ganhou a primeira Unidade Descentralizada de Fisioterapia de Volta Redonda.

O prefeito Samuca disse que tem dado provas de que seu governo vai tirar as obras paradas do papel. “Inauguramos a unidade da Atenção Básica do Padre Josimo, a Rodovia do Contorno, a Clínica de Diálise, a Clínica Odontológica Concentrada do Santa Cruz e, em breve, vamos entregar a Arena Esportiva”, citou.

Ele acrescentou que sua equipe vai continuar trabalhando para o crescimento de Volta Redonda e falou dos investimentos na saúde. “Em 2018, investimos R$ 230 milhões em Saúde, 37% do orçamento, quando o obrigatório por lei é 15%. Volta Redonda foi a terceira cidade do Sudeste que mais investiu em saúde”, contou o prefeito.

Samuca disse ainda que, com gestão, o município registrou aumento na arrecadação. “Sem onerar o cidadão com aumento de impostos”, ressaltou, afirmando que assim pode investir na melhora do serviço público. O prefeito citou ainda a importância dos parlamentares que destinam recursos, por meio de emendas, para o município e agradeceu ao deputado federal Alexandre Serfiotis, que prestigiou a inauguração. “Este é um parceiro de Volta Redonda na Câmara de Deputados”.

A nova unidade da Atenção Básica do Água Limpa conta com um médico generalista, um pediatra, um ginecologista, um enfermeiro, um técnico de enfermagem, quatro agentes comunitários de saúde, dois dentistas, além de um profissional administrativo, dois recepcionistas e um auxiliar de serviços gerais. O local tem cinco consultórios; salas de vacina, curativo, coleta de sangue, expurgo, esterilização; consultório odontológico; além de recepção, sala da gerência, depósitos, refeitório e banheiros adaptados.

A unidade vai ofertar à comunidade os serviços previstos na Atenção Básica como aplicação de vacina, atendimento clínico, ginecológico e pediátrico, consulta de enfermagem e procedimentos de enfermagem como curativo, injeção e outros. Além de encaminhamento para especialistas, atendimento odontológico. A população assistida também será cadastrada para atendimento domiciliar.

A presidente da Associação de Moradores, Marta Felipe, esteve na inauguração e agradeceu o empenho do prefeito Samuca em implantar mais uma unidade de saúde no Água Limpa. “Somos muitos moradores e um só ponto de atendimento é pouco para suprir as demandas”, disse.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *