Homem morre atropelado na Dutra, em Barra Mansa
31 de janeiro de 2019
Volta Redonda terá ação de prevenção à hanseníase
31 de janeiro de 2019


Equipe de Resende atuando em Brumadinho retornará as buscas neste sábado

Voluntários passaram quatro dias na cidade mineira tendo como referência a Defesa Civil de Resende e foram convidados a retornar

Voluntários da Defesa Civil de Resende, integrantes das Missões Urbanas do Brasil (MUB – Resende), foram convidados a retornar para Brumadinho-MG no próximo sábado. A equipe, que é composta por cinco pessoas, havia chegado a Resende na última quarta feira, dia 30, mas recebeu novamente o pedido de ajuda das autoridades locais. Da primeira vez, eles permaneceram por quatro dias ajudando nas buscas por vítimas do desastre ambiental de Brumadinho,

De acordo com relatos da equipe, devido ao alto grau de risco nos locais atingidos pela lama, muitos outros voluntários não conseguiram acesso para contribuir com as buscas. Os resendenses, por outro lado, tiveram a chance de ajudar diretamente nas atividades de campo. Para isso, contaram com o respaldo e apoio da Defesa Civil mantida pela Prefeitura de Resende.

A equipe resendense recebeu contato da Defesa Civil de Brumadinho, com quem já participou em conjunto de alguns treinamentos. Sem perder tempo, os voluntários comunicaram a Defesa Civil de Resende e foi traçado um planejamento de atuação nas áreas atingidas pelo desastre, com foco nas buscas e salvamento. Ao chegar na cidade mineira, ficaram sediados na Defesa Civil local, que garantiu estrutura e passou a confiança necessária para o difícil trabalho na lama.

Já na tarde desta quinta feira, dia 31, os voluntários voltaram a ser acionados pela Defesa Civil de Brumadinho, com pedido para retornar no próximo sábado. Como a lama está secando em muitos pontos, as autoridades liberaram a entrada em áreas de matas, local de ainda risco ainda maior. Devido ao fato de ser uma referência internacional em resgate no ambiente de selva, a equipe de Resende irá não só participar, mas instruir as demais equipes nessa nova etapa de buscas.

Chegada a Resende

Ao retornar para Resende, na tarde da última quarta feira, a equipe foi convidada pelo prefeito Diogo Balieiro Diniz para comparecer ao seu gabinete. Após ouvir os relatos dos cinco voluntários, o prefeito parabenizou cada membro da equipe por representar todo o município através do gesto de solidariedade e humanidade.

– O resgate é feito por amor. Nós nos voluntariamos, arriscamos nossa própria vida para tentar levar o mínimo possível de conforto para aquelas famílias que estavam em um extremo momento de tristeza – disse o líder da equipe e coordenador geral da MUB, Ubirajara Bispo da Silva.

Segundo ele, o cenário desolador, com muitas vítimas, não desanimou em nenhum momento os esforços da equipe. Pelo contrário, o grupo de Resende chegou a participar diretamente da localização de algumas vítimas em meio à lama.

– Um dos momentos mais marcantes foi quando eu estava saindo muito sujo da lama e um morador me pediu um abraço. Eu disse que estava com cheiro muito forte e sujo, mas mesmo assim ele insistiu e eu abracei. Foi realmente um momento muito emocionante, tive que me segurar e me conter muito para não deixar escorrer as lágrimas ali mesmo – conta Isaac Leandro, outro que voltou de Brumadinho na última quarta feira.

A equipe de resgate que participou das buscas em Brumadinho é formada por: Rodrigo Ramos da Costa Santos, Isaac Leandro, Lucas Fabiano Araújo Santos, Ubirajara Bispo da Silva (líder da equipe e coordenador geral da MUB – Missões Urbanas do Brasil) e Aline Erosita Gundermann (vice-líder da equipe e a técnica de enfermagem). Todos eles, inclusive, são instrutores de cursos de resgate, nos quais a Defesa Civil de Resende participa.

Parceria entre Defesa Civil de Resende e MUB

A parceria entre e a cumplicidade existente entre a Defesa Civil de Resende e a MUB – Missões Urbanas do Brasil vem rendendo bons frutos ao longo dos alunos. Anualmente, por exemplo, a Defesa Civil realiza um simulado do Plano de Contigência, para testar a capacidade de reação em caso de desastre natural. A atividade conta com a parceria da MUB, que fica responsável também pela montagem do cenário, além de outras ONG’s, como a Cruz Vermelha e Anjos da Montanha.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *