Rodrigo Furtado visita Gaema e busca apoio para redução de escória da CSN
31 de janeiro de 2019
Prefeitura de Volta Redonda participa de reunião sobre o turismo
31 de janeiro de 2019


Volta Redonda ganhará Estação de Tratamento de Esgoto no bairro Três Poços

Mais de 15 mil moradores serão beneficiados com essa nova construção

Um convênio, existente desde 2008, em parceria do Estado com o Município beneficiará agora moradores do bairro Três Poços e Água Limpa. Na tarde desta terça-feira, dia 29, o subsecretário estadual de Meio Ambiente, Omar Kirchmeyer, esteve em Volta Redonda, para conhecer as obras realizadas pelo convênio e mostrar os benefícios que as próximas construções trarão para o município.

O objetivo de firmar esse convênio é para realizar a construção da Estação de Tratamento de Esgoto, no bairro Três Poços, onde serão beneficiados aproximadamente 15 mil moradores locais e do bairro Água Limpa.

Estiveram presentes, no encontro, além do subsecretário, representantes do Fecam, Edilaine e Fernando Mascarenhas, o diretor do Serviço Autônomo de Água e Esgoto, José Geraldo Santos, o Zeca, e os secretários municipais de Meio Ambiente, Maurício Ruiz; e de Governo, Claro Mariano.

Segundo o Diretor do Saae, José Geraldo Santos, o convênio está em vigor e utiliza recursos do Fundo Estadual de Conservação Ambiental – FECAM. “Com essa construção estaremos ampliando a rede de esgoto do município. Esse é um compromisso do Prefeito Samuca Silva, com a rede de esgoto da cidade. Além disso, a orientação para o SAAE é de que não tenha ninguém em Volta Redonda sem água tratada”, contou Zeca.

Serão repassados pelo convênio quase R$ 9 milhões para investimentos na ETE e finalizações de outras redes necessárias no município. “Uma obra rápida, e que trará bons resultados”, completou.

O secretário municipal de Meio Ambiente, Maurício Ruiz, disse que essa é uma boa parceria, pois estará aumentando a arrecadação do município do ICMs Verde, além de contribuir para o desenvolvimento da cidade.

“A situação da cidade atualmente é muito boa. Fomos a cidade que mais gerou emprego em 2018, a segunda do estado no ranking de transparência, temos diversos investimentos diários na infraestrutura de Volta Redonda, além de receber um pólo metal mecânico que se instalará no município em breve”, destacou Maurício.

O subsecretário estadual de Meio Ambiente disse que está aproveitando esse início de ano para conhecer as obras e as cidades que possuem convênios. “Nossa idéia é fazer uma aproximação e concluir as obras que estão em andamento. Tentando construir novos convênios, novas frentes de trabalho na área de saneamento, de resíduos, de esgotamentos sanitários e tudo que for da política de saneamento do estado. Ajudando e viabilizando novos projetos. A idéia do governador e da secretária é de desatar os nós e dar fluxo aos processos, ajudando os municípios em suas demandas”, frisou Omar.

De acordo com o prefeito Samuca Silva, essa é mais uma conquista para a cidade, principalmente por abranger uma grande área do município. “Só conseguimos essa conquista através de diálogo com o novo governo do estado. Sempre avançando com diálogo e eficiência para desatar os nós que atrapalhavam nossa cidade. Essa ETE (Estação de Tratamento de Esgoto) vai beneficiar muitos moradores e proporcionar benefícios aos munícipes”, enfatizou o prefeito.

Além da reunião, todos fizeram uma visita na ETE da Vila Santa Cecília, na elevatória do Conforto e visitaram o bairro três poços, onde será construída a nova estação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *