Equipe de Resende atuando em Brumadinho retornará as buscas neste sábado
31 de janeiro de 2019
Secretaria municipal de Infraestrutura atua para prevenir alagamentos em VR
31 de janeiro de 2019


Volta Redonda terá ação de prevenção à hanseníase

Equipe da secretaria municipal de Saúde vai distribuir material educativo e dar informações sobre a doença nesta sexta-feira, dia 01, na Vila

A secretaria de Saúde de Volta Redonda vai realizar nesta sexta-feira, dia 01, na Praça Rotary, em baixo da Biblioteca Raul de Leoni, na Vila Santa Cecília, um evento pelo Dia Nacional de Combate e Prevenção da Hanseníase, comemorado no último domingo do mês de janeiro. Uma equipe do CDI (Centro de Doenças Infecciosas) estará no local, das 8h às 12h, e vai distribuir material educativo, informar sobre como identificar sintomas da doença.

O evento também tem o objetivo de mostrar à população que a hanseníase tem cura e o tratamento é de graça. “Temos que aproveitar a data para chamar a atenção da sociedade sobre a importância da prevenção e do tratamento adequado da doença. Em Volta Redonda, o tratamento é oferecido pelo CDI. No início de 2018, dez pacientes faziam acompanhamento no local e, durante o ano, mais cinco casos foram identificados e iniciaram o tratamento”, disse o secretário de Saúde de Volta Redonda, Alfredo Peixoto.

A hanseníase ou Mal de Hansen é uma doença infecciosa, contagiosa, que afeta os nervos e a pele e é causada por um bacilo chamado Mycobacterium leprae. A doença ainda remete a um passado triste, de discriminação e isolamento de pacientes, devido às deformidades que causava. “Hoje, sabemos que todos os casos de hanseníase têm tratamento e cura”, ressaltou o secretário.

O prefeito de Volta Redonda, Samuca Silva, acredita na importância da data, que chama atenção para a prevenção, diagnóstico e tratamento da hanseníase e afirma que o município não poderia ficar fora desta campanha. “A população tem que saber que a hanseníase tem tratamento e é de graça”, disse, lembrando que ações na rua têm o objetivo de atingir o maior número de pessoas possível e transformá-las em multiplicadores.

SINTOMAS DA DOENÇA – Uma ou mais manchas esbranquiçadas, avermelhadas ou amarronzadas em qualquer parte do corpo com diminuição ou perda da sensibilidade ao calor, à dor e ao tato; caroço e inchaços pelo corpo, em alguns casos avermelhados e doloridos; engrossamento do nervo que passa no cotovelo, levando à perda de sensibilidade ou a diminuição da força do quinto dedo; áreas com diminuição de pelos e de suor.

TRATAMENTO – O tratamento da hanseníase é feito na Rede Pública de Saúde e pode durar de seis a doze meses, se seguido corretamente. A coordenadora do Programa de Hanseníase no CDI, em Volta Redonda, a enfermeira Rejane Maria de Queiroz e Silva, alerta que todas as pessoas que convivem ou conviveram com quem recebeu o diagnóstico de hanseníase devem ser examinadas nos serviços de saúde. “A doença é transmitida de pessoa para pessoa. Ao tossir ou espirrar, o doente expele bactérias nas gotas de saliva, que podem ser aspiradas por outra pessoa, contaminando-a”, explicou, ressaltando que não se contamina com abraço ou aperto de mão e não é necessário separar roupas, pratos, talheres e copos.

MAIS AÇÕES – A equipe do CDI programou ainda ações em unidades da Atenção Básica que diagnosticaram pacientes com hanseníase nos anos de 2017 e 2018. Na última semana de fevereiro, será realizada uma sensibilização, com distribuição de material educativo, orientações sobre a doença e sobre o uso da ficha de autoimagem – que ajuda o profissional a identificar a presença da hanseníase.

Recebem a ação a Unidade Básica de Saúde (UBS) José Henrique Sobrir, no Dom Bosco; Unidade Básica de Saúde da Família (UBSF) do Santa Cruz; e UBSF Vereador Adão Pedro Alves, no Belmonte.

Nesta semana, a UBSF José Domingos Macedo, no Siderlândia, fez o trabalho de sensibilização e uma equipe do Programa de Hanseníase do CDI estará na unidade nos dias 08 e 11 de fevereiro para realizar consultas médicas e de enfermagem. Os devem casos suspeitos devem agendar consulta no CDI, que funciona na Rua Dionéia Andrade Faria, nº 329, no Aterrado, pelo telefone 3339-2061.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *