Novos caminhões chegam para modernizar frota da prefeitura
6 de fevereiro de 2019
Nova ambulância vai reforçar atendimento de emergência em Quatis
6 de fevereiro de 2019

Mutirão da Saúde oferece quase mil consultas para zerar as filas

Primeira etapa da ação segue até sexta-feira; procura por agendamentos, no entanto, está baixa

Angiologia, oftalmologia e gastroenterologia: essas são as três especialidades contempladas com a primeira etapa do Mutirão da Saúde promovido pela Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Saúde.  Juntas acumulam 997 encaminhamentos para consulta em fila de espera. A fim de zerar essas filas e agendar todas as consultas até o fim do mês de março, a Prefeitura iniciou o mutirão na última segunda-feira, dia 4 e segue com o trabalho até o fim desta semana.

O agendamento pode ser feito até a sexta-feira, dia 8, das 7h às 10h. Os pacientes da fila devem levar somente o cartão SUS e encaminhamento médico, entrando no Centro Administrativo pelo acesso paralelo à Beira Rio. A Secretaria Municipal de Saúde também oferece a possibilidade do agendamento via WhatsApp, através do número (24) 98839-7475. Quem estiver na fila e não agendar a consulta nesta semana, no entanto, mantém seu lugar na fila de espera.

O primeiro dia de mutirão registrou oito agendamentos para angiologia, 26 agendamentos para oftalmologia e 15 para gastroenterologia. Já no segundo dia, 18 para angiologia, 36 para oftalmologia e 15 para gastroenterologia. Considerando o elevado número de pessoas na fila de espera, a procura segue em um ritmo muito abaixo do esperado pela secretaria.

Uma das principais razões para solicitar que os pacientes façam o agendamento presencial, de acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, é devido ao fato de que mais da metade deles possui dados cadastrais errados ou desatualizados. Mesmo assim, a secretaria intensificou a procura pelos pacientes que aguardavam na fila. Agentes comunitários das unidades de saúde de todo o município fizeram a busca ativa, indo até a residência dos pacientes para alertar sobre o mutirão. Além disso, uma mensagem via SMS também foi enviada para pacientes cujo número de celular estava cadastrado.

– É importante que as pessoas procurem sempre a unidade de saúde de referência mais próxima para manter os dados cadastrais em dia. Em casos como esse, o mutirão oferece a oportunidade de agendar a consulta de todos os pacientes e, com isso, zerar a fila. Teremos outras etapas, contemplando outras especialidades e pedimos que a população esteja atenta desde já – diz o secretário municipal de Saúde, Alexandre Sergio Alves Vieira.

As próximas etapas do mutirão ainda não possuem data marcada, porém contemplarão especialidades como otorrinolaringologia, neurologia, ortopedia e reumatologia, entre outras.

Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *