Mutirão da Saúde oferece quase mil consultas para zerar as filas
6 de fevereiro de 2019
Polícia Militar recupera em Resende carro roubado em Itatiaia
6 de fevereiro de 2019


Nova ambulância vai reforçar atendimento de emergência em Quatis

Veículo atenderá pacientes do Hospital São Lucas

Através da Secretaria Municipal de Saúde, a Prefeitura de Quatis acaba de alugar uma ambulância para reforçar o atendimento de emergência aos moradores da cidade. O atendimento de emergência é realizado pelo Hospital São Lucas, por meio de um convênio entre a prefeitura e esta instituição filantrópica. Com ano de fabricação 2018 (modelo 2019), e veículo da categoria van/furgão, a nova ambulância foi encaminhada nesta terça-feira ao hospital.

De acordo com o prefeito Bruno de Souza (MDB), além desta van, “o Município vai manter outra ambulância, da frota própria da prefeitura, de prontidão para atender o mesmo hospital, quando houver necessidade”.  Alugada pelo período de 12 meses junto à empresa Master Remoções Ltda, por meio de uma licitação realizada no dia 22 de janeiro passado, a nova ambulância ficará 24 horas por dia no Hospital São Lucas, incluindo os sábados, domingos e feriados.

O veículo entregue nesta terça-feira é equipado com uma maca, cilindro de oxigênio, suporte para soro, além de uma maleta com equipamentos voltados à prestação dos primeiros socorros aos pacientes, entre eles, estetoscópio adulto e infantil; aparelho ressuscitador; colete imobilizador; prancha para imobilização da coluna; maleta de medicamentos; frascos de soro fisiológico; compressas cirúrgicas; pacotes de gazes e cateteres para oxigenação e aspiração de vários tamanhos.

O prefeito Bruno de Souza (MDB) destacou que a locação da ambulância tem como objetivo “ampliar a parceria da Secretaria Municipal de Saúde visando melhorar ainda mais os serviços de pronto-socorro prestados à população de Quatis”. O convênio para o atendimento de emergência foi assinado entre a prefeitura e a APAMIQ (Associação de Proteção à Maternidade e à Infância de Quatis), entidade mantenedora da unidade hospitalar. No segundo semestre do ano passado, o Hospital São Lucas já havia recebido uma ambulância nova do SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), cujas chamadas são realizadas pela população mediante ligações gratuitas para o telefone 192.

– O nosso compromisso é trabalhar sempre para melhorar cada vez mais a eficiência do atendimento médico em Quatis, da assistência ambulatorial à assistência de pronto-socorro, passando pela saúde preventiva, neste último caso principalmente através do Programa Saúde da Família. Temos ampliado o convênio com o Hospital São Lucas. Além do atendimento de emergência, o atendimento com médicos especialistas passou a ser feito na unidade, já no ano de 2017. Agora, com uma nova ambulância, cujas dimensões são bem mais amplas, tornamos realidade outro passo importante visando prestar uma assistência de qualidade à população quatiense – disse o prefeito.

Pelo contrato assinado entre a Prefeitura de Quatis e a empresa Master Remoções Ltda, o valor do aluguel mensal da nova ambulância do Hospital São Lucas será de R$ 8.995,00, totalizando um investimento de R$ 107.460,00 no ano de vigência da contratação. Em menos de seis meses, este foi o quinto veículo anunciado pela prefeitura com o objetivo de atender os serviços de saúde do Município.

O reforço na frota da saúde beneficiou o Programa TFD (Tratamento Fora do Domicílio), que recebeu dois veículos para transportar pacientes que realizam tratamento médico em unidades especializadas de outros municípios. Os outros dois veículos foram a nova ambulância do SAMU e a camionete destinada às ações de vigilância em saúde, ambos liberados em Brasília através de gestões coordenadas em Brasília pelo deputado federal Alexandre Serfiotis (PSD).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *