Cidadão terá aplicativo para falar com a Prefeitura de Volta Redonda
7 de fevereiro de 2019
PGE-RJ impede na Justiça a interrupção do fornecimento de energia em presídios
7 de fevereiro de 2019


Hospital São João Batista inova em ações na maternidade

Procedimentos começaram em janeiro e fazem parte de uma série de melhorias que visam humanizar a unidade

O ano de 2019 é considerado o ano da saúde em Volta Redonda, diante disso, o Hospital São João Batista está inovando em ações na maternidade visando humanizar a unidade e aproximar os profissionais dos pacientes. Dois procedimentos foram adotados nesse início de ano para melhorar o ambiente hospitalar.

O primeiro é o banho humanizado, um procedimento novo, complexo, trabalhoso, mas que traz resultados rápidos para os bebês. A coordenadora da maternidade, Vera Alvarenga, explicou que o banho humanizado é uma técnica onde o bebê toma banho embrulhado em um cueiro, diferente do que acontece normalmente.

“Ocorre que, geralmente, o que deveria ser um momento especial e de relaxamento acaba se tornando estressante para o neném, deixando-o irritado. E não precisa ser assim. O banho deve ser algo prazeroso, pois remete ao ambiente líquido e quente do útero materno”, explicou Vera.

Outro procedimento adotado é a liberação da visita na maternidade para os irmãos dos recém-nascidos. “Anteriormente a visita só era liberada para crianças a partir dos 14 anos e depois de uma avaliação do coordenador da assistente social, foi liberado para que todos os irmãos se conheçam, independente da idade”, disse que coordenadora completando que o objetivo é o irmão conhecer a irmã e já criar um elo fraternal. “É de se emocionar com a cena”.

O Secretário Municipal de Saúde, Alfredo Peixoto, destacou que essa é uma das várias melhorias que estamos fazendo gradativamente no Hospital São João Batista. “Esses aprimoramentos trás vários benefícios para a saúde do município. A ação faz parte da idéia de humanização da unidade e aproxima os profissionais dos pacientes”.

A equipe da maternidade é composta por 32 pessoas, sendo 23 técnicos, sete enfermeiros, uma diarista e uma coordenadora, em horários revezados, mas trabalhando diariamente para garantir a excelência aos envolvidos.

A mãe do pequeno Heitor Gael, Karine Ferreira, disse que tanto a técnica do banho humanizado, quanto à visita da irmã ajudam também no desenvolvimento da criança. “Foi uma excelente ação, o bebe fica tranqüilo com o banho e também já cria um laço com a irmã logo nos primeiros dias”.

Para o prefeito Samuca Silva, esse ano será dedicado, ainda mais, à saúde pública do município. “A direção do Hospital está empenhada em fortificar a gestão da qualidade vinculada a todos os setores, ações como essa da maternidade chegam para somar na vida dos pacientes”, disse Samuca.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *