Fundação Casa da Cultura Macedo Miranda recebe crianças do ‘Projeto Crescer’
12 de fevereiro de 2019
Programa ‘Consultório na Rua’ recebe veículo para transporte de profissionais
12 de fevereiro de 2019


USF de Engenheiro Passos ganha novos equipamentos de fisioterapia

Materiais de suporte técnico também foram entregues na manhã desta segunda-feira, dia 11

A Prefeitura de Resende entregou vários equipamentos e materiais de fisioterapia nesta segunda-feira, dia 11, na sede da Unidade de Saúde da Família (USF) de Engenheiro Passos, distrito da cidade. A entrega aconteceu no período da manhã, com a presença da diretora de Fisioterapia do Município – ligada à Secretaria de Saúde, Caroline Afonso Camoleze, de pacientes e convidados.

Ao todo, a prefeitura já beneficiou 20 unidades básicas de saúde com a mesma medida, com objetivo de modernizar e aumentar a oferta de serviços para a população. Além disso, o mesmo avanço está presente no Ambulatório Especializado da Mulher Doutora Zilda Arns Neumann e no Centro Municipal de Reabilitação e Hidroterapia.

Em Engenheiro Passos, de acordo com a diretora de Fisioterapia, a unidade foi contemplada com os seguintes suportes técnicos: uma cama elástica; quatro halteres – sendo dois de um quilo e os outros de três quilos; quatro caneleiras – sendo duas de um quilo e as demais de dois quilos; quatro bastões de madeira; dois rolos de posicionamento; quatro cabos de eletroterapia tipo tens/fes; um hand grip – instrumento voltado para exercícios de dedos, mãos, punhos e antebraços; anel de pilates; disco de propriocepção; faixa elástica; e um aparelho infravermelho.

Segundo Caroline Camoleze, alguns materiais foram repostos, enquanto outros são novidades para as sessões desenvolvidas no distrito:

— Fizemos a reposição de alguns materiais para a unidade de Engenheiro Passos. Já a cama elástica, disco de propriocepção e hand grip não existiam no local. No total, 28 unidades de saúde vão receber o novo aparato. Com o PSF de Engenheiro Passos, passamos a ter 22 contempladas com as melhorias, incluindo as duas especializadas (Ambulatório Especializado da Mulher Doutora Zilda Arns Neumann e do Centro Municipal de Reabilitação e Hidroterapia). Os materiais começaram a chegar no dia 14 de novembro do ano passado – lembrou.

Conforme dados estatísticos da Diretoria de Fisioterapia, no ano passado, a USF de Engenheiro Passos contabilizava 695 pacientes. “Nesta unidade, atendemos pacientes de fisioterapia neurológica, respiratória e ortopédica, incluindo os de visitas domiciliares. Deste total, 380 são atendimentos de ortopedia e 271 pacientes participam do grupo fisioterapêutico. São grupos com aproximadamente 20 a 25 pessoas. De janeiro a dezembro de 2018, foram realizados 1.416 atendimentos, sendo que 61 deles são em grupos”, frisou, complementando que o Centro Municipal de Reabilitação e Hidroterapia, que atende em média 6,7 mil pacientes por ano, está passando por reforma pelo Programa Revitaliza Resende.

Caroline Camoleze reforçou sobre a importância da chegada dos novos materiais. “São recursos terapêuticos que ajudarão nas sessões de fisioterapia. Desta forma, disponibilizamos um atendimento com mais qualidade e eficiência para a população. Todas as unidades de saúde mantidas pela Prefeitura, que possuem fisioterapia, serão contempladas. A Academia da Saúde também possui fisioterapia, mas já recebe manutenção através de recursos federais”, destacou.

CONFIRA AS UNIDADES BENEFICIADAS

Confira as unidades que já foram beneficiadas com novos equipamentos e materiais, além da USF de Engenheiro Passos e das especializadas: Unidades Básicas de Saúde Cidade Alegria e Jardim Primavera; Unidades Básicas de Saúde da Família Baixada da Olaria, Fazenda da Barra I, Fazenda da Barra II, Fazenda da Barra III, Cabral, Cabral/Alambari, Cidade Alegria, Vicentina/Santo Amaro, Itapuca, Jardim Alegria/Jardim Beira-Rio, Liberdade, Morada da Barra, Morro do Cruzeiro/Castelo Branco, Nova Alegria, Paraíso e Surubi; e Clínica da Família.

As próximas a serem reforçadas com os materiais são: as USFs Capelinha, Serrinha, Fumaça, Mauá, Novo Surubi e São Caetano.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *