Professores de Volta Redonda aprendem sobre contação de histórias
14 de fevereiro de 2019
Secretaria de Saúde de Volta Redonda participa de Congresso Estadual
14 de fevereiro de 2019


Equipe da Prefeitura de Volta Redonda realiza fiscalização em viaduto

Denominadas “Obras de Artes”, as inspeções acontecem em viadutos, pontes e passarelas da cidade

Aconteceu na manhã desta quinta-feira, dia 14, uma fiscalização no viaduto da Radial Leste com o objetivo de estabelecer um programa de manutenção sistemáticas, nas chamadas “Obras de Arte” do município, que engloba pontes, viadutos e passarelas. A vistoria foi coordenada pelo Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano (IPPU) e teve a participação de representantes da secretaria municipal de Infraestrutura (SMI), Defesa Civil, e o Fundo Comunitário de Volta Redonda (Furban).

Essa é a segunda fiscalização que aconteceu, numa série de seis que estão programadas. A primeira foi no viaduto Nossa Senhora das Graças, no bairro Aterrado. O Presidente do IPPU, Marcio Lins contou que a idéia das visitas é de desenvolver na prefeitura um sistema de manutenção para essas pontes, viadutos e passarelas.

“Precisamos que esse serviço seja sistemático, pois usa melhor o dinheiro do cidadão, para não desperdiçar e nem faltar nessas demandas. Visto que são sazonais, por exemplo, na época de chuva há a necessidade maior de alguns serviços e na época de seca, há outras oportunidades”, explicou.

Marcio explicou ainda que, existem construções metálicas, de concreto e misto e para cada tipo de construção existe um tipo de manutenção dessas categorias. Por isso a necessidade de programar, inspecionar e fazer uma programação da manutenção. “Com esse programa de manutenção desenvolvido de forma profissional é possível com menos recursos e com menos pessoal, fazer muito mais”.

O coordenador da Defesa Civil, Leandro Rezende, informou que a perícia anual de ponte e viadutos é uma determinação da lei federal 5825/2017. “O prefeito Samuca Silva atribuiu que fosse criado um grupo de trabalho para fiscalizar e periciar todas as pontes e viadutos do Município. A Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil tem um papel fundamental na gestão de risco a desastres, portanto deve indicar as ameaças e vulnerabilidades para que se tomem providências, eliminando o cenário de risco e consequentemente darem segurança a população”, frisou Leandro.

Essa é uma programação de uma série de seis iniciais, que esta servindo de aprendizado para as equipes e fazer o relatório para, a partir daí, criar o sistema de manutenção. Propondo para o prefeito a organização dessas ações.

Essa foi uma demanda proposta pelo prefeito Samuca Silva, e designou que uma equipe fique responsável por criar esse cronograma. “Esse é um trabalho novo no município e vai aperfeiçoar as demandas e permitir que tenhamos manutenções constantes em todas as nossas pontes, viadutos e passarelas do município. Aproveitamos para contar com o apoio da população para nos informar os locais que mais estão danificados através do aplicativo ‘Fiscaliza VR’, assim enviaremos a equipe para solucionar o problema”, finalizou Samuca.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *