Empresa de Tecnologia e Informática dos Estados Unidos realizará capacitação para estudantes de VR
14 de fevereiro de 2019
Obras de ampliação da unidade médica de Falcão começam nesta semana
14 de fevereiro de 2019


Produção Leiteira: programa balde cheio será tema de palestras em Quatis

Encontros acontecerão em duas propriedades rurais da cidade

Criado a partir de um encontro regional do segmento agropecuário realizado em 1996, na cidade de Quatis, o Programa Balde Cheio vai ser tema de duas palestras programadas para esta sexta-feira, dia 15 de fevereiro, no Município, ambos promovidos pelo Sindicato Rural de Barra Mansa, com o apoio da prefeitura, via Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural. A primeira delas se iniciará às 9 horas, na Fazenda Uruguaiana, que se situa no distrito de São Joaquim. Já a segunda palestra vai acontecer a partir das 14 horas, no Sítio das Piteiras, cuja localização fica no primeiro distrito da cidade.

Os dois encontros serão conduzidos pelo pesquisador da EMBRAPA (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) e coordenador do programa, Arthur Chinelato. O Balde Cheio tem como objetivos básicos capacitar profissionais de assistência técnica e extensão e produtores rurais, entre outros segmentos, sobre técnicas de manejo relacionadas ao desenvolvimento sustentável da pecuária leiteira, especialmente nos campos de pastagens, irrigação, controle zootécnico e aumento da lucratividade, além da ampliação da produção diária através do incentivo ao uso da tecnologia.

Atualmente, o projeto está presente em mais de 340 municípios brasileiros, nos estados do Rio de Janeiro, Acre, Bahia, Espírito Santo, Maranhão, Minas Gerais, Piauí, Rondônia e São Paulo, sendo que, no território fluminense, o número de produtores rurais atendidos se aproxima de 200.

Em setembro de 2017, o Programa Balde Cheio completou duas décadas de existência. A data foi comemorada com um encontro ocorrido no Clube Náutico Quatiense. Este encontro teve as presenças do prefeito Bruno de Souza (MDB); do presidente da FAERJ (Federação da Agricultura, Pecuária e Pesca do Estado do Rio de Janeiro), Rodolfo Tavares; dos presidentes do Sindicato Rural e da Cooperativa Agropecuária de Barra Mansa, Adilson Delgado Rezende e Cláudio Meirelles, respectivamente; do supervisor técnico do SENAR (Serviço Nacional de Aprendizado Rural), Carlisson Costa de Souza; do supervisor técnico da Cooperativa Agropecuária do Município de Barra Mansa, Ralph Barcellos; e do diretor do escritório de Quatis da EMATER-RJ (Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural), Reinaldo Altivo Guedes, entre outras autoridades e lideranças do segmento agropecuário.

– A realização destas duas palestras em Quatis nesta quinta-feira vai representar uma oportunidade muito importante para que outros produtores rurais do nosso Município conheçam o Programa Balde Cheio e saibam de que maneira esta iniciativa pode melhorar a rentabilidade e a produtividade. Temos informações, por exemplo, de que a quantidade diária de leite de um produtor rural do Município aumentou de 80 litros para 180 litros após ele ter feito sua adesão ao programa – frisou o prefeito Bruno de Souza (MDB).

O prefeito de Quatis citou mais uma vez o trabalho permanente de conservação das estradas rurais e a recente doação de um trator agrícola zero quilômetro por parte da administração municipal para a Cooperativa Agropecuária de Quatis como “duas das ações importantes realizadas pelo atual governo da cidade a favor do incremento da atividade agropecuária no Município”. Ele destacou ainda números que comprovam a importância da pecuária leiteira para a economia de Quatis. O Município conta atualmente com aproximadamente 23 mil animais bovinos, quase 300 propriedades rurais que desenvolvem a atividade agropecuária e cerca de 920 trabalhadores que sobrevivem direta, ou indiretamente, desta atividade.

– Toda e qualquer iniciativa realizada com o objetivo de promover melhorias nas condições de desenvolvimento do segmento agropecuário da nossa cidade, principalmente no caso dos pequenos produtores, vai sempre contar com o apoio da nossa administração. Os produtores rurais e as suas famílias são testemunhas da presença constante e do trabalho desenvolvido pela prefeitura visando incrementar a atividade em nosso Município – concluiu o prefeito de Quatis.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *