Equipe da Prefeitura de Volta Redonda realiza fiscalização em viaduto
14 de fevereiro de 2019
Empresa de Tecnologia e Informática dos Estados Unidos realizará capacitação para estudantes de VR
14 de fevereiro de 2019


Secretaria de Saúde de Volta Redonda participa de Congresso Estadual

Durante o evento, realizado nesta semana, município apresentou o trabalho ‘Efeitos Benéficos da Roda de Terapia Comunitária’

A Secretaria de Saúde de Volta Redonda participou, nesta semana, do V Congresso das Secretarias Municipais de Saúde do Estado do Rio de Janeiro, na capital carioca. O evento, organizado pelo Cosems (Conselho Estadual das Secretarias Municipais de Saúde), foi realizado na última terça e quarta-feira (dias 12 e 13). Na programação, estava a I Mostra Estadual de Práticas de Saúde/IdeiaSUS – FIOCRUZ, para valorizar trabalhos das áreas técnicas dos municípios e trabalhadores do SUS.

“Efeitos Benéficos da Roda de Terapia Comunitária no Município” foi o trabalho apresentado pelos representantes de Volta Redonda na mostra. A coordenadora da Divisão de Atenção Básica da Secretaria de Saúde, Jussara Moreira de Oliveira, que esteve no congresso, explicou que o estudo foi realizado entre os meses de agosto e outubro do ano passado pela médica de Família e Comunidade, Silvia Mello dos Santos, que atua na Unidade Básica de Saúde da Família (UBSF) Vila Brasília e alunos de medicina do UniFOA (Centro Universitário de Volta Redonda).

“A pesquisa de dados mostrou que a terapia comunitária é uma ferramenta de alto impacto. A Roda de Terapia proporciona ganhos além da esfera da saúde mental. Pacientes com doenças crônicas como diabetes e hipertensão arterial, por exemplo, controlaram os sintomas”, afirmou Jussara.

A equipe coletou dados de pessoas aleatórias que frequentaram as rodas de terapia por três anos nos grupos da Academia da Saúde do bairro Vila Brasília e no Zoológico Municipal.

De acordo com a médica, Silvia Mello dos Santos, os resultados apontaram que 57,9% dos pacientes entrevistados conseguiram diminuir a frequência ou a dose das suas medicações psicotrópicas, sendo que desses 21,05% pararam totalmente de usar o medicamento e outras 21,05% cessaram o uso de pelo menos uma das medicações prescritas.

“Quase 100% – 93,1% – das pessoas disseram que a Roda de Terapia provocou efeitos positivos em sua vida e quando se perguntou quais efeitos foram esses tivemos como exemplos: 31,03% melhoraram a depressão, 27,58% melhoraram a insônia e 24,13% melhoraram seus níveis de pressão”, disse a profissional.

PRÊMIO – A Roda de Terapia Comunitária como instrumento terapêutico é uma alternativa ainda desconhecida por muitos profissionais de saúde. A apresentação do trabalho no Fórum de Praticas Integrativas em Volta Redonda e a premiação internacional no Congresso de Medicina Familiar do Uruguai, em novembro do ano passado, ajudou a divulgar sua eficácia.

O secretário de Saúde de Volta Redonda, Alfredo Peixoto, afirma que a Roda de Terapia representa uma importante ferramenta de apoio à saúde da população. E a aplicação da prática em outros setores do serviço público é uma sugestão dos pesquisadores. “A roda de terapia promove saúde e qualidade de vida. A divulgação desses benefícios é importante para multiplicar a ação e atingir cada vez mais pessoas”, disse.

O prefeito de Volta Redonda, Samuca Silva, aplaude a iniciativa da equipe da Secretaria de Saúde por desenvolver o trabalho. “A roda de terapia é uma realidade no município e sua eficácia está comprovada. Agora, é incentivar os profissionais e dar condições de trabalho para ampliar ainda mais essa prática no município”, falou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *