Hospital São João Batista realiza curso de humanização para funcionários
16 de fevereiro de 2019
Polícia Civil prende suspeitos de crime em Resende
16 de fevereiro de 2019


Hemonúcleo de Barra Mansa realiza campanha ‘Foliões da Solidariedade’

Preocupação do órgão é garantir o estoque de sangue para atender as situações de urgência e emergência durante o período de Carnaval

O Hemonúcleo de Barra Mansa lançou, pelo segundo ano consecutivo, a campanha ‘Foliões da Solidariedade’. O objetivo da ação é garantir o estoque de sangue durante as festividades carnavalescas. A meta é de coletar durante as três semanas que antecedem o carnaval, ou seja até dia 1° de março, 300 bolsas de sangue, uma média de 20 unidades por dia.

De acordo com a equipe, nos meses de dezembro, janeiro e fevereiro, por serem período de férias, as doações sofrem, naturalmente, uma queda que pode chegar até 50%.

O coordenador do Hemonúcleo de Barra Mansa, Sérgio Murilo Conti, disse que um dos motivos do afastamento dos doadores neste período, é a quantidade de festas que acontecem. “Diante da necessidade de chamar a atenção para manter o nível do estoque de sangue criamos a campanha, que tem como foco o amor e a solidariedade ao próximo”, explicou.

Sérgio ainda falou sobre o atual estoque do Hemonúcleo do município. “Hoje nosso estoque de sangue está em um estado crítico. As bolsas de sangue, do tipo RH negativo estão praticamente zeradas. Estamos começando a recomendar aos hospitais que em cirurgias eletivas que precisam desse tipo de sangue sejam adiadas até que a nossa reserva seja restabelecida”, informou o coordenador.

Condições básicas para doar sangue:

Estar bem de saúde;

Idade entre 16 a 69 anos (Menores de 18 anos devem estar acompanhados pelos responsáveis);

Não é necessário estar em jejum, apenas evitar alimentos gordurosos nas 4h que antecede a doação;

Pesar mais de 50 kg;

Não ser usuário de drogas;

Não estar grávida nem amamentando;

Estar portando documento oficial com foto;

Local e horário para doações: As doações poderão ser realizadas no Hemonúcleo de Barra Mansa, que fica na Rua Pinto Ribeiro, 205, anexo à Santa Casa. O horário é de segunda a sexta-feira de 7h às 11h.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *