Mulher morre atropelada na Dutra, em Itatiaia
16 de fevereiro de 2019
Alunos do Colégio Municipal João XXIII expõe no Corredor Cultural do Getúlio Vargas
16 de fevereiro de 2019


Volta Redonda pode ganhar reforço na segurança pública

Prefeitura e Polícia Militar estudam parceria através do Proeis para aumentar efetivo de policiais na cidade

A parceria na segurança pública foi tema de um encontro entre o prefeito Samuca Silva e policiais militares na manhã desta sexta-feira, dia 15, no gabinete do Palácio 17 de Julho. Os representantes do 28º BPM (Batalhão de Polícia Militar) e da CProeis (Coordenadoria do Programa Estadual de Integração na Segurança) apresentaram ao prefeito uma proposta de adesão ao programa que, por meio de convênio, disponibiliza policiais militares em seu horário de folga para atender as necessidades do município.

“É um projeto que traz soluções para a segurança pública. Viemos buscar apoio, principalmente, na questão financeira. Temos atualmente 28 convênios, como nos municípios de Niterói e Angra dos Reis, e tem sido uma ferramenta motivacional para o policial”, explicou o coronel Silva.

O coronel Ricardo Brito apresentou os detalhes do programa, explicando que cada convênio tem suas especificidades.

“Através dos recursos da prefeitura, a administração municipal utiliza o policial de folga. Isso também dá fôlego ao batalhão para organizar suas ações rotineiras, além de o policial do programa ficar integrado às necessidades da prefeitura”, explicou Ricardo.

Estiveram presentes, o comandante e o subcomandante da Guarda Municipal, Paulo Henrique Dalboni e Rogério Soares Nascimento, respectivamente, o secretário municipal de Fazenda, Fabiano Vieira, o procurador geral do Município, Augusto Nogueira, e o assessor técnico e comercial da EPD-VR (Empresa de Processamento de Dados de Volta Redonda), Ideraldo Simeão Duque.

O prefeito Samuca Silva pediu à sua equipe presente que fizesse o planejamento de quantos policiais seriam necessários para atender os eventos do município e o custo que poderá ser disponibilizado para firmar o convênio.

“Nossa demanda é grande. Precisamos de um parâmetro mensal de quanto vai custar. Vou definir com a Secretaria de Fazenda a dotação orçamentária e a Guarda vai alinhar também a questão da programação dos eventos da cidade”, comentou Samuca Silva.

Ainda segundo o prefeito, a ideia é utilizar esses policiais que participam do convênio também no programa Cerca Inteligente, que consiste em criar uma barreira nas entradas e saídas da cidade onde estão instalados 10 equipamentos que monitoram de 40 ângulos diferentes todos os veículos que entram e saem da cidade.

“Nossa demanda é grande. Por meio do Cerca Inteligente, voltamos com as câmeras do Ciosp e o Proeis entra nessa nossa estratégia de vigiar. Sem inteligência, não vamos caminhar, temos que focar na prevenção. Quero incluir esses policiais também nas entradas da cidade. Avançar com esses projetos é prioridade e tenho certeza que a cidade vai sentir uma mudança significativa na questão da segurança pública”, acrescentou o prefeito.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *