Torneio de Tênis de mesa agita mais uma edição do ‘Domingo no Parque’
9 de março de 2019
Motoristas profissionais terão consulta oftalmológica gratuita e óculos a preço acessível
9 de março de 2019


Empoderamento é tema de ações educativas para mulheres em Quatis

Campanhas são realizadas na área urbana e na zona rural

A divulgação sobre os sete princípios do empoderamento feminino estabelecidos pela ONU Mulher (entidade das Organizações das Nações Unidas para a igualdade de gênero e empoderamento das mulheres) será um dos temas da programação de ações educativas promovidas pela Prefeitura de Quatis com o objetivo de comemorar o Dia Internacional da Mulher (08 de Março). As ações educativas vão ser realizadas ao longo do mês de março, sob a coordenação da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos, culminando com uma passeada prevista para o próximo dia 28, nas ruas principais da área central da cidade.

A titular da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos do Município, Rosana de Almeida, destaca o empoderamento feminino como “o conjunto de iniciativas visando estimular a participação social das mulheres nas lutas pelos seus direitos e a favor da igualdade de gênero em todos os segmentos organizados da sociedade”.

Nesta sexta-feira, dia 08, orientadores do CRAS do Jardim Independência (Centro de Referência de Assistência Social) e do CREAS (Centro de Referência Especializado em Assistência Social) realizam uma panfletagem na Praça Teixeira Brandão, no Centro de Quatis. Já orientadores do CRAS do Centro estiveram na comunidade quilombola de Santana, na zona rural.

Nas três ações, as orientadoras sociais conversaram com as mulheres a respeito dos seus direitos enquanto cidadãs, sobre a importância de denunciar as autoridades competentes qualquer ameaça ou atentado à integridade física e moral da população feminina, além de divulgarem os serviços públicos disponibilizados pela prefeitura ao público feminino, principalmente nos setores de saúde, assistência social, esporte e lazer, educação e direitos jurídicos. Ainda neste mês, antes da passeata do dia 28 de março, cujos horários e o percurso ainda vão ser divulgados, estas ações educativas serão realizadas em Falcão, São Joaquim e Joaquim Leite, as três localidades situadas também na área rural do Município.

– Ao longo do ano, a Prefeitura de Quatis desenvolve vários programas nas unidades do CRAS e no CREAS com o objetivo de promover o bem-estar social das moradoras que participam toda semana destas atividades. As atividades vão deste às campanhas de prevenção contra doenças e de orientação a respeito dos direitos das mulheres, passando pela participação delas em projetos diversos, entre eles, oficinas de música, artesanato e ações culturais. Com a passeata programada para o final deste mês, vamos ampliar a divulgação de todas as políticas públicas realizadas pela Prefeitura de Quatis no sentido de fortalecer cada vez mais a igualdade de gênero em nosso Município – destacou a secretária Rosana de Almeida.

Os princípios básicos do empoderamento feminino estabelecidos pela ONU são os seguintes:

*Estabelecer liderança corporativa sensível à igualdade de gênero, no mais alto nível;

*Tratar todas as mulheres e homens de forma justa no trabalho, respeitando e apoiando os direitos humanos e a não-discriminação;

*Garantir a saúde, segurança e bem-estar de todas as mulheres e homens que trabalham na empresa;

*Promover educação, capacitação e desenvolvimento profissional para as mulheres;

*Apoiar empreendedorismo de mulheres e promover políticas de empoderamento das mulheres através das cadeias de suprimentos e marketing;

*Promover a igualdade de gênero através de iniciativas voltadas à comunidade e ao ativismo social;

*Medir, documentar e publicar os progressos da empresa na promoção da igualdade de gênero.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *