Mês da Mulher: Volta Redonda lança campanha contra violência
11 de março de 2019
Hospital São João Batista implanta plantão administrativo para agilizar atendimento durante à noite
11 de março de 2019


Saúde da Família realiza mais de 30 mil procedimentos em Quatis

Levantamento corresponde ao período de quatro meses

Com cem por cento de cobertura da população de Quatis, que tem aproximadamente 14 mil habitantes, o Programa Saúde da Família realizou, de setembro a dezembro do ano passado, 30.860 procedimentos nas quatro unidades em que está instalado. As unidades do Programa Saúde da Família se localizam nos bairros Nossa Senhora do Rosário, Mirandópolis, Jardim Independência e Jardim Pollastri. A informação faz parte de um balanço divulgado pela prefeitura sobre os serviços da Secretaria Municipal de Saúde, prestados aos moradores da cidade no terceiro quadrimestre de 2018.

Por unidade do Programa Saúde da Família, o maior número de procedimentos no período ocorreu na Clínica da Família, que se localiza no bairro Nossa Senhora do Rosário e tem duas equipes, sendo uma delas destinada exclusivamente aos moradores da zona rural. De setembro a dezembro do ano passado, foi registrado na unidade o total de 12.218 procedimentos. As outras unidades fizeram 6.842 atendimentos (posto do bairro Mirandópolis); 6.073 (Jardim Independência); e 5.727 (Jardim Pollastri).

Quatis – Clínica da Família

O balanço da Secretaria de Saúde do Município inclui os seguintes serviços: ações de promoção e prevenção à saúde; procedimentos com finalidade diagnóstica; procedimentos clínicos, incluindo as consultas; e procedimentos cirúrgicos. Cada uma das cinco equipes do Programa Saúde da Família na cidade tem uma equipe multidisciplinar formada por um médico, um enfermeiro, dois auxiliares de enfermagem, uma recepcionista e um auxiliar de serviços gerais. Já o número total de agentes comunitários de saúde que dá suporte para o funcionamento do programa, principalmente na realização das visitas aos pacientes em suas próprias residências, é de 28 funcionários.

– O Programa Saúde da Família vem de encontro a uma das propostas do nosso plano de governo, que consiste em investir na prevenção de doenças, motivo pelo qual os profissionais trabalham prioritariamente em ações visando evitar que o cidadão fique doente. E este trabalho acontece não só através do atendimento médico preventivo, mas também por meio de ações educativas, orientando os moradores a respeito das medidas a ser tomadas para diminuir os riscos de doenças. Por outro, no caso dos pacientes já adoentados, oferecemos um acompanhamento mais próximo e permanente do respectivo tratamento – declarou o prefeito Bruno de Souza (MDB), destacando ainda outra meta do Saúde da Família, “a de oferecer uma assistência médica mais humanizada aos moradores de Quatis”.

Por serviço oferecido à população através do Programa Saúde da Família, os procedimentos clínicos fecharam os quatro últimos meses do ano passado com 17.804 atendimentos, seguidos pelas ações de promoção e prevenção à saúde (11.041); procedimentos com a finalidade diagnóstica (1.324) e procedimentos cirúrgicos (691). No que diz respeito às consultas médicas, elas acontecem nos consultórios das próprias unidades ou nas residências dos pacientes, no caso daqueles acamados.

Além das equipes multidisciplinares lotadas em cada unidade, os pacientes cadastrados pelo Programa Saúde da Família contam ainda com o atendimento de apoio prestado pelos profissionais do NASF (Núcleo de Apoio à Saúde da Família), cujos integrantes são um assistente social, uma fisioterapeuta, um psicólogo e uma nutricionista. Estes profissionais atuam de forma integrada com os profissionais do PSF, “ampliando dessa maneira a oferta de serviços aos pacientes”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *