Secretaria de meio ambiente realiza inscrições nas escolas para pedal pelas águas
13 de março de 2019
Prefeitura de BM  abre processo seletivo para cadastro de reserva na Educação
13 de março de 2019


Limpeza do sistema de drenagem já passou por cerca de 7 mil bueiros em Resende

Trabalho é constante e passa repetidamente por todos os bairros do município

Com o objetivo de fazer a prevenção contra a incidência de alagamentos, a Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos, segue com a limpeza dos sistemas de drenagem por toda a cidade. Desde o início do trabalho, mais de 7200 bueiros já foram limpos.

A equipe responsável pelo serviço atua na limpeza todos os dias da semana e também em alguns finais de semana. O trabalho, que possui grande importância principalmente em períodos chuvosos, é desenvolvido através da desobstrução e jateamento. Além da prevenção, a iniciativa também é importante para manter a rede em bom estado de conservação. O objetivo é permitir a eficiência do escoamento das águas pluviais.

A limpeza é feita diariamente com o auxílio de maquinário pesado, fundamental para o andamento do serviço. Para a desobstrução das redes, dois caminhões hidrojatos são utilizados, além de uma retro e um caminhão de caçamba, que também são utilizados no trabalho, que começa com a limpeza das caixas receptoras de águas pluviais, seguido da técnica de hidrojateamento

De acordo com o Secretário Municipal de Obras e Serviços Públicos, Victor Sampaio, embora todos os bairros já tenham sido percorridos pelo serviço, é de grande importância que sejam ações constantes.

– Mesmo com o intenso trabalho, a rede de drenagem pode ficar obstruída em pouco tempo por consequência das ações climáticas. Por isso, o serviço é cíclico e incessante. Também é importante que o planejamento conte com serviços pontuais em pontos mais críticos, afinal sempre surgem locais com necessidade emergencial de desobstrução – explica o secretário.

Ainda de acordo com o cronograma previsto pela Secretaria, atualmente as equipes estão divididas em duas frentes. A primeira trabalha em alguns pontos de situação emergencial da cidade, com serviços pontuais, enquanto a segunda se concentra atualmente nos bairros Jardim Beira Rio, Jardim Alegria e Nova Alegria. Recentemente, o serviço passou pelos bairros Toyota I e II, Primavera, Vila Isabel, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *