Secretaria de Cultura e Fundação CSN realizam reunião para planejamento das ações em parceria
13 de março de 2019
Samuca Silva orienta prioridade na obra do Campo do Siderlândia
13 de março de 2019


Moradores de Três Poços ganham consultório odontológico

Diariamente cerca de 20 atendimentos serão realizados no local

Cerca de 2,5 mil famílias serão beneficiadas com o novo consultório odontológico que foi inaugurado no final da tarde da terça-feira, dia 12, no bairro Três Poços. O serviço será oferecido na Unidade Básica de Saúde da Família (UBSF), que funciona dentro do campus do UniFOA (Centro Universitário de Volta Redonda), na Avenida Paulo Erlei Alves Abrantes, nº 1.325. O atendimento começou nesta quarta-feira, dia 13. No Centro Odontológico, que funcionará de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h, serão realizados procedimentos da atenção básica como prevenção, atendimento clínico e emergências como, por exemplo, restaurações, extração, limpeza, entre outros.

De acordo com a responsável pelo Centro, a dentista Luzia Loureiro, os cerca de 20 atendimentos que acontecerão diariamente serão realizados também por três duplas de alunos do 8º período da faculdade de Odontologia do UniFOA. “O novo Centro vai dar mais comodidade aos pacientes que eram atendidos no COC Aterrado e agora poderão consultar mais próximo das suas residências. Isso é um grande avanço da saúde para eles”, disse a coordenadora.

Eduardo Prado, vice-presidente do Unifoa, agradeceu a parceria com a administração municipal e destacou os avanços que essa parceria vem trazendo para Volta Redonda. “Um tempo atrás, quando o Samuca ainda nem era prefeito, algumas professoras me procuraram com a intenção de fazer uma inserção do curso de Odontologia na área de saúde pública, e era muito difícil fazer isso naquela época. Tão logo o prefeito Samuca assumiu a administração municipal, ele abriu as portas para a universidade, não só para a Fundação Oswaldo Aranha, mas para todas outras. E hoje estamos aqui inaugurando essa grande conquista para os moradores”, lembrou Eduardo.

O vice-presidente lembrou que os avanços começaram logo que o prefeito Samuca assumiu a administração municipal. “No dia que o Samuca tomou posse, ele me disse que iria criar o Conselho de Educação em Volta Redonda, e criou. Conseguiu unir todas as universidades em torno de um objetivo comum: o desenvolvimento da cidade. Pela primeira vez na história de Volta Redonda um prefeito pensa sério na educação de nível superior. Ele olha para os universitários, gera emprego e renda para a cidade. Isso é muito difícil de a gente ver”, comemorou.

Ele destacou que somente através de parcerias como essa, entre o poder público e a iniciativa privada, foi possível inserir o serviço odontológico na rede publica de atendimento. “Onde podíamos fazer isso? Aqui, onde funciona o Programa de Saúde da Família, uma estratégia de Saúde da Família, que foi construído pelo  UniFOA, mas é administrado pelo poder publico. Assim podemos contribuir com a melhoria da saúde das pessoas, portanto é uma alegria estar aqui”, finalizou.

O secretário de Saúde de Volta Redonda, Alfredo Peixoto, agradeceu a parceria com a instituição de ensino e destacou os seus avanços. “É uma grande felicidade estar aqui com minha equipe fazendo essa inauguração. O UniFOA é um parceiro da cidade, principalmente da Secretaria de Saúde. Através dessa parceria, conseguimos inserir os alunos de vários cursos nas nossas unidades para que possam ter essa vivência. O curso de Odontologia estava faltando nesse processo. O aluno traz o conhecimento acadêmico e revigora o profissional que está dentro da unidade, e isso é muito importante”, disse o secretário.

O prefeito Samuca Silva lembrou que a implantação do consultório odontológico mostra, mais uma vez, que o ano de 2019 será da saúde. “As pessoas não têm dimensão do quanto é importante ter uma unidade dessa integrada com o Sistema Único de Saúde, através do Programa de Saúde da Família. Se quisermos mudar a realidade do nosso país, temos que fortalecer o SUS. Não existe outro caminho”, disse o prefeito.

Samuca lembrou que Volta Redonda foi à terceira cidade da Região Sudeste que mais investiu em saúde em 2017. “Os dados do ano passado ainda estão sendo fechados, mas posso afirmar que aplicamos ainda mais recursos que 2017. Isso demonstra nosso compromisso com a saúde pública”, explicou o prefeito.

Segundo Samuca Silva, até 2016 o convênio firmado entre a administração municipal e o UniFOA era apenas na área de medicina. “Ampliamos esse convênio para todos os cursos e ainda o estendemos para vinte anos. Independente de quem estiver, tanto a frente da administração municipal quanto no UniFOA, o convênio será mantido. Para crescermos não há outro caminho, senão o de gerar emprego. Volta Redonda foi à primeira cidade que mais gerou emprego no Estado do Rio de Janeiro, em época de crise”, finalizou o prefeito.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *