Meio Ambiente faz audiência de criação de Unidade de Conservação Vale dos Puris
13 de março de 2019
Secretaria de meio ambiente realiza inscrições nas escolas para pedal pelas águas
13 de março de 2019


Programa que prevê descontos e até gratuidade em viagens pode ser acessado em Resende

Jovens de 15 a 29 anos devem atender a critérios para receber os benefícios

Garantia de meia-entrada em eventos artístico-culturais e esportivos e vagas gratuitas ou com desconto no sistema de transporte coletivo interestadual. Esses são os benefícios do Programa Identidade Jovem – ID Jovem, do Governo Federal, que contempla pessoas de 15 a 29 anos de idade e pode ser acessado através dos Centros de Referência de Assistência Social mantidos pela Prefeitura em Resende.

Os beneficiários do programa devem essencialmente ter renda mensal familiar de até dois salários mínimos e comprovar tal renda. Além disso, é fundamental que o jovem esteja inscrito no Cadastro Único, também do Governo Federal, com informações atualizadas há pelo menos 24 meses. Para se cadastrar no CadÚnico ou atualizar seus dados, é necessário procurar o Centro de Referência de Assistência Social – CRAS.

Outro documento fundamental para a inscrição é o Número de Identificação Social (NIS), também chamado PIS/PASEP ou NIT. Caso o indivíduo não saiba esse número, é possível tomar conhecimento ligando para o número 0800 726 0207, da central de atendimento da Caixa Econômica Federal.

O cadastro no “ID Jovem” é feito pela internet, acessando o site http://juventude.gov.br. O interessado deve preencher os dados solicitados e, logo em seguida, será gerado o cartão cuja validade é de 180 dias após a sua emissão. Expirada sua validade, será necessário emitir um novo cartão, quando serão verificados novamente os requisitos para ser beneficiário da ID Jovem.

No caso do benefício para viagens interestaduais, as empresas não são obrigadas a conceder o benefício na compra de passagens pela internet. Como previsto em lei, no entanto, a empresa deve concedê-lo quando as compras são feitas no guichê. Após a reserva, é necessário se apresentar ao local de embarque com no mínimo 30 minutos de antecedência com seu ID Jovem e documento oficial com foto em mãos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *