Árvore cai sobre caminhonete do Saae, no bairro Aterrado
15 de março de 2019
Volta Redonda vai receber pela segunda vez a corrida Federal Kids
15 de março de 2019

Guardas Municipais de Volta Redonda passam por exames médicos

DALBONI - GMVR

Medida inédita no município para prevenção à saúde dos funcionários atende à norma do Ministério do Trabalho

A Prefeitura de Volta Redonda realizou durante toda semana exames médicos periódicos para os 185 guardas municipais, 26 vigias e 15 porteiros que atuam no município. A medida, implantada pela primeira vez em Volta Redonda, atende à Norma Regulamentadora do Ministério do Trabalho (NR 7), datada do final da década de 1970, do Programa de Controle Médico e Saúde Ocupacional  (PCMSO).

De acordo com o prefeito Samuca Silva, a implantação do exame periódico, ação inédita em Volta Redonda, faz parte da valorização do funcionário público prometida pela atual gestão municipal. “Tenho cobrado da Secretaria Municipal de Saúde medidas de prevenção à saúde da população, então, nada mais natural que adotar a mesma conduta dentro de casa”, afirmou, lembrando que cuidando da saúde dos funcionários garantimos qualidade no serviço prestado à população.

Os guardas municipais, vigias e porteiros fizeram exames clínicos e, quando necessário, eletrocardiograma. No caso dos guardas municipais, eles ainda passaram por audiometria. A ação foi realizada em conjunto entre o Departamento de Gestão de Pessoas da Secretaria de Administração, por meio do Setor de Saúde e Segurança do Trabalho; a Guarda Municipal; a Junta Médica; e a Secretaria de Saúde de Volta Redonda, que disponibilizou as vagas para os exames audiométricos.

De acordo com a coordenadora do Setor de Saúde e Segurança do Trabalho, Marlene Aparecida Pereira, a escolha dos funcionários da Guarda Municipal para começar os exames periódicos foi por conta do tipo de função que exercem. “Além de exigir boa forma física, eles ainda podem sofrer pressão psicológica ao executarem as atividades do dia a dia”, acredita.

Ela acrescentou que os exames periódicos serão estendidos para as outras secretarias municipais ainda neste ano. “Seguindo a mesma lógica, levando em consideração o tipo de atividade do funcionário, a próxima beneficiada será a Secretaria Municipal de Infraestrutura, seguida pelas secretarias de Educação e Saúde”, falou Marlene.

O comandante da Guarda Municipal de Volta Redonda, Paulo Henrique Dalboni, parabenizou a iniciativa do governo Samuca e se sentiu prestigiado pela corporação tem iniciado os exames periódicos na prefeitura. “É muito importante conhecer as carências dos nossos funcionários em relação à saúde. Quando estamos bem, executamos melhor o nosso serviço e quem ganha é a população”, disse.

Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *