Procon de Volta Redonda promove ação no dia Internacional do consumidor
15 de março de 2019
Criança morre atropelada por ônibus em Resende
15 de março de 2019


Semana de combate à dengue começa pela educação em Resende

Programa Saúde na Escola fez primeira atividade nesta quarta-feira, dia 13, na E.M. Governador Roberto Silveira

Neste sábado, dia 16, é Dia D de Combate ao Aedes Aegypti e a semana promete uma série de atividades de prevenção à incidência da doença no município. As ações, no entanto, já começaram para os alunos da Escola Municipal Governador Roberto Silveira, localizada no bairro Paraíso. Na última quarta-feira, dia 13, o Programa Saúde na Escola (PSE), em parceria com o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), desenvolveu uma ação educativa na unidade.

Entre as atividades aplicadas aos cerca de 400 alunos, os técnicos deram orientação sobre o combate e prevenção às doenças causadas pelo mosquito Aedes Aegypti. Além disso, houve uma apresentação aos alunos sobre ciclo do mosquito em larvas. Dessa forma, eles puderam observar atentamente como o mosquito se forma em seus primeiros estágios. Informativos e panfletos didáticos, adaptados à idade, sobre o tema também foram entregues ao fim das palestras.

As amostras de larvas do mosquito foram levadas por uma equipe composta por quatro profissionais do CCZ, que também explicaram sobre a criação de criadouros e proliferação dos mosquitos. De acordo com o Secretário Municipal de Saúde, Alexandre Vieira, é fundamental que a população adquira esse conhecimento desde muito cedo.

– Através de ações como os Mutirões de Combate à Dengue e as de sensibilização lidamos diretamente com os adultos, com uma linguagem mais objetiva. Já nas escolas temos a possibilidade de adaptar essa linguagem às crianças e adolescentes, que podem aprender e, inclusive, reforçar esse conhecimento para a família. São cidadãos que já crescem instruídos para a luta contra a dentre – diz o secretário.

O PSE é um programa das Secretarias Municipais de Saúde e Educação. Está vinculado a Atenção Básica, com a finalidade levar até as unidades escolares ações de prevenção e promoção à Saúde.  A ação desta quarta-feira segue o planejamento e o cronograma definidos na reunião ocorrida no último dia 27 de fevereiro, que uniu as diversas frentes envolvidas nas atividades desenvolvidas pelo programa.

Mutirão da Dengue

Durante os dias 16 e 17, sábado e domingo, um grande Mutirão Contra a Dengue será desenvolvido nos bairros Paraíso, Cabral, Morro do Cruzeiro, Alambari e Castelo Branco. A ação será desenvolvida com a participação de diversos setores da Prefeitura, com o reforço da Cruz Vermelha e da Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN). De acordo com o Comitê da Dengue, a estimativa é de que cerca de seis mil domicílios serão visitados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *