Volta Redonda promove I Pré-Fórum sobre Plano Municipal de Educação
28 de março de 2019
Campanha Páscoa Solidária arrecada bombons para crianças assistidas pela ApaeVR
28 de março de 2019


Volta Redonda lembra Dia Mundial de Combate e Prevenção à Tuberculose

Volta Redonda promove na manhã desta sexta-feira, dia 29, uma campanha educativa para marcar o Dia Mundial de Combate e Prevenção à Tuberculose, comemorado todo dia 24 de março. A data será lembrada com ação da equipe do CDI (Centro de Doenças Infecciosas) da secretaria municipal de Saúde, das 8h ao meio-dia, na Praça Sávio Gama, em frente à sede do Palácio 17 de Julho (prefeitura), no Aterrado.

Os profissionais vão distribuir material educativo e dar orientação à população. O objetivo é prevenir e facilitar o diagnóstico da tuberculose, alertando para os principais sintomas como tosse por mais de três semanas seguidas, sudorese noturna, falta de apetite, perda de peso, dor no peito e febre ao final do dia.

Em Volta Redonda, a orientação é procurar a unidade da Atenção Básica de referência, que conta com profissionais capacitados para identificar e avaliar esses sintomas. Caso seja necessário, o paciente é encaminhado ao CDI, que realiza os exames para constatar a doença: Raio X de tórax (realizado no Centro de Imagens, no Estádio da Cidadania) e Baar (teste do escarro).

Para facilitar o diagnóstico, durante o evento na Praça Sávio Gama, os profissionais do CDI vão disponibilizar o pedido de exame de Raio X de Tórax e o pote para coleta do escarro às pessoas que apresentem os sintomas da Tuberculose.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *