Prefeitura realiza fiscalização para coibir estabelecimentos irregulares em VR
30 de março de 2019
Prova de aptidão física da Guarda Municipal é realizada na Arena Esportiva
30 de março de 2019


Prefeitura de VR realiza I Pré-Fórum sobre Plano Municipal de Educação

Durante o encontro foi realizado uma ampla análise e reflexão da situação educacional do município

Instituições de ensino, órgãos e entidades representativas e a sociedade civil participaram nesse sábado, dia 30, do I Pré-Fórum sobre Plano Municipal de Educação, promovido pela Secretaria Municipal de Educação de Volta Redonda. Com o objetivo de avaliar e monitorar o Plano Municipal de Educação (PME), o I Pré-Fórum realizou uma ampla análise e reflexão da situação educacional de Volta Redonda.

Entre os assuntos debatidos, em doze salas diferentes, estavam Educação Infantil e Educação Integral, Ensino Fundamental e Alfabetização, Ensino Médio e Escolaridade Média, Educação Especial, IDEB, Alfabetização de Jovens e adultos, EJA Integrada a Educação profissional, Educação Superior e Titulação de Professor da Educação Superior, Pós-graduação e Formação de Professores, Formação Continuada e Pós-graduação de Professores, Valorização do Professor e Plano de Carreira Docente e Gestão Democrática e Financiamento da Educação.

Para o diretor geral da Escola Municipal Walmir de Freitas e membro da equipe técnica do Plano Municipal de Educação, Luis Felipe da Silva Nóbrega, esse é um momento de avaliação do que foi traçado. “Hoje é dia de reavaliar tudo aquilo que foi traçado durante os fóruns e discussões. É preciso fazer algumas adequações, até mesmo para se enquadrar a algumas recomendações que o Ministério Público fez. Precisamos avaliar e monitorar para ver se o Plano Municipal de Educação está sendo colocado em prática e se o município, estado e governo federal estão fornecendo ferramentas para isso. Assim vamos construir uma educação melhor para Volta Redonda”, explicou o diretor.

Quem também aprovou a iniciativa foi à professora Luciane de Carvalho, da Escola Municipal Maria Carraro. “Eu penso que tudo que parte de um princípio democrático é válido, pois visa o princípio da troca de ideias, compartilhamento de diferentes pontos de vista, troca de experiências para se enriquecer o tema proposto”, disse a professora.

Segundo a secretária municipal de Educação, Rita Andrade, de acordo com o Plano Nacional de Educação, as metas e respectivas estratégias devem ser executadas e avaliadas a cada dois anos. “O Pré-Fórum servirá para avalizarmos como está a educação da nossa cidade. Diante das discussões e propostas levantadas durante esse encontro teremos um diagnóstico de como está à educação em Volta Redonda. Vamos saber o que é preciso mudar e o que está dando certo. Nosso objetivo é de disponibilizar para os nossos profissionais ótimas condições de trabalho e uma educação de excelência para os alunos”, disse a secretária.

O prefeito Samuca Silva destaca que a participação dos profissionais é de fundamental importância no processo de discussão de projetos para a educação. “A realização desse Pré-Fórum é importante para que possamos unir todos os segmentos do município em torno da educação de nossa cidade. Essa união é fundamental para obtermos sucesso e podermos proporcionar uma educação de qualidade para todos”, ressaltou o prefeito.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *