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‘Turismo nas Escolas’  completa dez anos ensinando a História de Resende

Aula prática terá expansão do roteiro atual, que além do Centro Histórico e da Aman, vai passar a explorar a história da Ponte Velha

O projeto ‘Turismo nas Escolas’, desenvolvido através de uma parceria entre as secretarias de Educação e de Indústria, Comércio e Turismo, completa dez anos de atividades em 2019. A aula prática sobre a História de Resende e do Brasil ocorre quinzenalmente, com foco no Centro Histórico e na Aman (Academia Militar das Agulhas Negras), envolvendo crianças e adolescentes da rede municipal de ensino.

Segundo o coordenador Laís Amaral Júnior, haverá em breve uma expansão do roteiro atual, com a inclusão da chamada Ponte Velha entre os pontos de parada. O projeto é dividido em duas etapas e beneficia todos os alunos da rede municipal com um conhecimento diferenciado sobre a cidade.

Os estudantes do 6º ao 9º ano fazem a visita guiada na academia militar, onde recebem informações sobre Resende e o Brasil de uma maneira geral, uma vez que no local está guardado um acervo inigualável sobre o papel do Exército na construção do país. Já os alunos do 1º ao 5º ano percorrem um roteiro especialmente voltado para o conhecimento de Resende.

A aula prática passa por locais que marcaram a história da cidade e que ainda hoje são importantes para a construção do futuro. Os alunos aprendem, por exemplo, que o “Espaço Z” foi antes o antigo Mercado Municipal. Da mesma forma, podem entender a evolução da história ao aprenderem que o prédio da antiga Câmara Municipal já foi o mais alto de Resende.

– Nós buscamos desenvolver a vertente do turismo nas crianças. Eles vão conhecer a história para poder repassar a história adiante – explicou Laís.

O coordenador afirmou que em cada ponto de parada, que inclui ainda a Biblioteca Municipal, a Praça do Centenário e um palacete que abrigou a princesa Isabel e Conde D’Eu, há a busca pela formação de consciência cidadã, de pertencimento à História de Resende.

Segundo o professor de história Makyl Angelo, um ponto que chama muita atenção dos estudantes é a antiga cadeia, que também já foi a Câmara dos Vereadores e hoje abriga a Casa da Cultura. A transformação social passa por quase todo o período dos mais de 217 anos da cidade. “Os alunos recebem o conhecimento histórico antecedente com o apoio do livro  ‘Resende, passado e presente’ e o acompanhamento dos professores de Ciências Humanas da Rede Municipal de Ensino. Com o projeto, se tornam exploradores na prática”, afirma.

O professor afirma ainda que o projeto vai ao encontro do que determina a legislação vigente do ponto de vista pedagógico. “Promovemos o desenvolvimento da cidadania. No momento que o aluno entende que pertence a um município de história tão rica, ele se sente parte disso. Eles passam a falar dessa história, questionar mais sobre fatos históricos e conhecem personagens importantes”, ressalta o professor.

Outro ponto levantado pela organização do “Turismo nas Escolas” é sobre as referências que os alunos ganham para buscar um futuro melhor.

– Na Aman, os alunos querem saber sempre como proceder para ter uma carreira militar. Eles ficam encantados ao ver um oficial e tudo que aquela academia representa. Além disso, conhecem personagens históricos de nossa cidade e do país. Muda a referência de vida das crianças, principalmente da periferia, que passa a se espelhar em imagens positivas da sociedade – contou o professor.

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