Prefeitura de Volta Redonda atualiza o boletim sobre chuvas na cidade
9 de abril de 2019
Jovem é assassinado no bairro Santa Rita do Zarur
10 de abril de 2019


Câmara de VR aprova Lei de criação de Sistema de Coleta Móvel de Sangue

– Projeto de Lei da vereadora Rosana Bergone visa aumentar o número de doadores e estoque de sangue no Núcleo de Hemoterapia do HSJB;

O Projeto de Lei (PL) da vereadora Rosana Bergone (PRTB) que propõe a criação de um Sistema Municipal de Coleta de Sangue Móvel foi aprovado em segunda votação na noite desta terça-feira, dia 09, na sessão ordinária da Câmara Municipal de Volta Redonda.  Com a Lei, será possível aumentar o número de doadores de sangue no município e, consequentemente, os estoques de sangue do Núcleo de Hemoterapia do Hospital São João Batista.  A unidade móvel, segundo o PL, funcionará em um veículo adaptado para esta finalidade que deverá ser disponibilizado pela prefeitura de Volta Redonda, através da Secretaria Municipal de Saúde. O projeto agora irá para sanção ou veto do prefeito municipal.

A vereadora agradeceu aos vereadores por terem aprovado o Projeto de Lei e entendido a sua importância. “Trabalhei em hospitais por muito tempo e em qualquer cirurgia eles pedem aos familiares que consigam doadores de sangue, que será usado por aquele paciente e para outros pacientes. E com este nosso projeto, queremos, a princípio, incentivar e facilitar a doação de sangue e estou grata porque isso foi reconhecido”, disse Rosana, ressaltando que o PL foi aprovado com três emendas.

“O projeto terá um veículo adaptado, um motorista habilitado e um técnico de enfermagem que fará a coleta de sangue dos doadores. Em outra, ficou definido que o veículo só poderá ser acionado para atender uma demanda igual ou superior ao número de dez doadores de sangue e se instalará em local de fácil acesso comum a todos. Na terceira, a Lei deverá entrar em vigor em 30 dias, a contar da data de sua publicação”, informou.

Rosana explica ainda que haverá uma linha de telefone gratuita para agendamento das doações de sangue, por meio de uma central, conforme o projeto. “Após o atendimento, a unidade móvel de doação será deslocada para o endereço agendado, no dia e horário marcado. Com a Lei, o município poderá promover campanhas educativas, realizar exames obrigatórios para doadores, esclarecer dúvidas sobre a doação e organizar mutirões para a coleta de sangue”, esclareceu.

Ela ainda reforça que, nos mutirões, o resultado poderá ainda ser melhor. “O veículo pode ir a locais com maior concentração de pessoas e em parcerias com associações de moradores, organizações não-governamentais e sindicatos. Além disso, uma empresa privada poderá realizar uma campanha interna e o serviço de coleta móvel poderá ir até essa empresa e passar o dia coletando sangue de seus funcionários”, destaca a vereadora.

Para ela, muitas pessoas querem doar o sangue, mas não tem informações suficientes ou mesmo condições financeiras para se deslocarem até o Banco de Sangue.  “É uma alternativa de doação que será bem aceita por todos”, ressalta, informando que o Banco de Sangue do município sempre necessita de doações e os hospitais trabalham no limite de sua capacidade diária.

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *