Volta Redonda tem força total da prefeitura para limpeza da cidade
10 de abril de 2019
Volta Redonda adere à Campanha Nacional de Vacinação contra Influenza
10 de abril de 2019


Avaliação funcional de idosos acontece na Arena Esportiva em Volta Redonda

Alunos do Melhor Idade em Movimento foram avaliados por alunos do UniFOA

Nesta segunda-feira, dia 08, cerca de 170 idosos do programa Melhor Idade em Movimento da secretaria de Esporte e Lazer de Volta Redonda tiveram uma avaliação funcional feita pelos alunos do UniFOA ( Centro Universitário de Volta Redonda). A ação foi realizada na Arena Esportiva, no bairro Voldac e contou com a participação dos alunos de cinco núcleos da cidade: Vila Brasília, Vila Mury, Candelária, Coqueiros e Dom Bosco.

Segundo Irene Cunha, que participou da avaliação funcional o programa é muito bom, pois todos são acompanhados por profissionais qualificados. “Esse programa é muito bom. Não tem em outras cidades da região, somos privilegiados. São diversas pessoas querendo ter um acompanhamento como esse e não tem. Sempre indico para as pessoas participarem do Melhor Idade em Movimento. Além dessa avaliação dos professores da SMEL são maravilhosos, aproveitei e conheci a Arena que lugar bonito. A cidade merecia um espaço assim”, disse.

Além da avaliação, os alunos caminharam na pista de atletismo da Arena. A secretária de Esporte e Lazer, Maria Paula Tavares, destacou a importância da parceria com o UniFOA. “Essa avaliação é feito desde 2017 nos nossos alunos em parceria com o UniFOA.  Após esse resultado conseguimos identificar a dificuldade de cada um e assim podemos aprimorar nosso trabalho e os profissionais da SMEL podem desenvolver trabalhos específicos com os idosos”, disse.

O prefeito Samuca Silva, enfatizou que essa avaliação é uma ótima forma de melhorar ainda mais os investimentos para os idosos da cidade. “O programa Melhor Idade em Movimento é dedicada aos idosos e todos os investimentos servem para melhorar a qualidade de vida dos alunos. Essa avaliação, que é uma parceria com da SMEL e da UniFOA, só aumenta ainda mais nosso compromisso em políticas públicas para esse público da cidade”, falou.

Ao todo, quatro alunos do segundo, terceiro e quatro ano do curso de Educação Física do UniFOA, participaram da atividade, coordenada pelo professor José Cristiano Paes Leme. O professor agradeceu a SMEL pela estrutura e pelo trabalho desenvolvido.

“Esse é um projeto de pesquisa do UniFOA voltado para atender os alunos do programa da SMEL. A Arena foi uma opção para ser um ponto fixo dos trabalhos. A avaliação foi do equilíbrio dinâmico, força nos membros superiores e inferiores e a mobilidade funcional. Esse resultado é nos que impacta esse idoso sobre o grau de autonomia funcional dele. Queria agradecer a SMEL e a UniFOA pelo apoio a realização da atividade”, disse.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *