Contenções de encostas dão mais segurança em Volta Redonda
10 de abril de 2019
População de VR arrecada donativos para desalojados
10 de abril de 2019


Coordenadoria da Juventude de VR promove Trote Solidário para ampliar doação de sangue

‘Universitário Sangue Bom’ vai acontecer até a próxima sexta-feira, dia 12

A coordenadoria da Juventude de Volta Redonda promoveu nesta quarta-feira, dia 10, mais uma edição do projeto ‘Universitário Sangue Bom’. Cerca de 30 alunos de vários cursos da Universidade Federal Fluminense (UFF) participaram da ação, fazendo a doação de sangue para o Hemonúcleo da cidade. As doações serão realizadas até a próxima sexta-feira, dia 12.

De acordo com o coordenador da Juventude, Luciano Campos, a parceria começou com alguns coletivos universitários que já faziam ações solidárias. “É uma oportunidade de ajudar o próximo e ainda formar a consciência social dos jovens. Nossas ações e projetos de política pública para a juventude, vem trazendo esse sentido de colocar os jovens na elaboração e construção de uma sociedade melhor”, contou Luciano.

Cristina Guimarães, coordenadora do Banco de Sangue de Volta Redonda, explicou que a demanda por transfusão de qualquer componente de sangue é cada vez mais crescente. “Não existe época que precise menos da doação. Nós atendemos oito instituições públicas na região com o nosso estoque. Todos os tipos sanguíneos são importantes e muito bem-vindos. Então é muito importante ações que conscientizem as pessoas quanto a necessidade da doação de sangue”, disse.

A aluna do 9º período do curso de direito, Letícia Moreira, de 22 anos, contou que é a sua primeira vez como doadora. “Eu sempre tive vontade de ser doadora, mas nunca tomava a iniciativa. Quando eu fiquei sabendo que esse grupo da faculdade vinha doar, eu aproveitei. Eu estou me sentindo muito bem em estar aqui. É a forma que tenho para ajudar a salvar vidas”, comentou a estudante.

“Eu faço parte de um projeto social da UFF e todo ano a gente participa dessa iniciativa junto com a prefeitura. É uma ação que consideramos muito importante, então sempre mobilizamos os calouros. É muito prazeroso para mim”, afirmou Giovana Brasileiro, também de 22 anos, que está doando sangue pela terceira vez.

O prefeito de Volta Redonda, Samuca Silva, complementou pedindo a conscientização da população e fazendo um convite para que todos que puderem, possam ajudar. “A doação de sangue precisa se tornar hábito entre a população. É rápido e indolor. É importante ressaltar que os homens podem doar no máximo quatro vezes durante o ano e as mulheres três vezes nesse mesmo período. Já para pessoas com mais de 60 anos, o intervalo mínimo entre as doações é de seis meses”, finalizou Samuca.

DICAS PARA DOAR SANGUE – Sentir-se bem, com saúde; apresentar documento com foto – em caso de menor de idade é necessária autorização do responsável, que pode ser adquirida no próprio hemonúcleo e apresentar documento original da pessoa que assinou o documento; ter entre 16 e 69 anos com peso acima de 50 quilos.

No dia da doação é importante não estar em jejum; fazer repouso mínimo de seis horas na noite anterior à doação; não ingerir bebidas alcoólicas nas 12 horas anteriores à doação; evitar fumar por pelo menos duas horas antes e depois da doação; e evitar ingestão de alimentos gordurosos.

O Banco de Sangue fica no Hospital São João Batista e funciona de segunda à sexta-feira, das 7 às 13h.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *