MPRJ obtém decisão que impede o Estado de realizar contratações
10 de abril de 2019
Prefeitura de Pinheiral oferece curso de Práticas Agroecológicas de Produção
10 de abril de 2019


Terceira etapa da campanha de preventivos 2019 acontece neste sábado, dia 13.

Desta vez, 19 unidades de saúde estarão em funcionamento de 8h às 16h, para o atendimento especial às mulheres.

A Prefeitura de Resende, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizará neste sábado, dia 13, mais uma edição da campanha de exames preventivos contra o câncer de colo de útero e de mama. A terceira etapa da campanha 2019 será promovida em 19 unidades de saúde, entre 8h e 16h.

Na segunda fase desta edição – que ocorreu em 15 postos de saúde, no último dia 30, foram realizados 304 exames preventivos, que resultaram em 56 solicitações de mamografia e três encaminhamentos para a especialidade de ginecologia. Já na primeira leva, realizada no dia 16 de março, foram feitos 352 exames preventivos, 20 solicitações de mamografia e cinco encaminhamentos, em outras 15 unidades escaladas.

Com o objetivo de ampliar o número de exames preventivos feitos na rede pública, o governo municipal está dando continuidade aos mutirões. A mobilização em prol da saúde feminina visa ao atendimento de moradoras de Resende que não conseguem ter tempo disponível para os exames de rotina no decorrer da semana, em virtude de compromissos de trabalho, entre outros motivos. O secretário municipal de Saúde, Tande Vieira, ainda destacou que o público-alvo da campanha são mulheres com a faixa etária de 25 a 64 anos.

— Todas as mulheres devem fazer periodicamente os exames ginecológicos de praxe. O papanicolau é um teste feminino que consiste em uma análise citopatológica, para detectar o câncer de colo do útero, entre outras doenças. Também será realizado o procedimento físico das mamas, além de orientações do autoexame. Já a mamografia é recomendada para mulheres a partir de 50 anos de idade, após o rastreamento. Lembrando que, se houver indicação médica, a mamografia é feita em qualquer idade. A campanha é voltada, principalmente, para aquelas que trabalham durante a semana. O foco é a faixa etária das mulheres que têm vida sexual mais ativa. O câncer de mama, por exemplo, está no topo do ranking dos tumores mais frequentes entre as brasileiras. O diagnóstico precoce aumenta a chance de cura – salientou.

Os mutirões acontecem quinzenalmente. Neste sábado, a campanha ocorrerá nos seguintes postos: Unidade de Saúde Resende – Posto do Estado (Rua Doutor João Maia, bairro Centro); Unidade Básica de Saúde – UBS Cidade Alegria (Avenida das Mangueiras Sul); Policlínica do Manejo (Avenida Tenente-coronel Adalberto Mendes); Unidades de Saúde da Família – USFs Liberdade (Rua Barão do Rio Branco), Surubi (Rua Rodolpho Annechino, Surubi Velho), Paraíso (Praça Zeferino de Oliveira), Cabral/Alambari (Estrada da Vargem Grande), Jardim Alegria e Jardim Beira Rio (Rua F, Jardim Alegria), Vicentina/Santo Amaro (Rua Prefeito Clodomiro Maia), Cidade Alegria (Rua das Violetas), Barra II (Rua Anna Almeida de Souza – antiga Rua Projetada), Barra III (Rua Sete), Morada da Barra (Rua 15), Morro do Cruzeiro/Castelo Branco (Rua Santa Rosa, M. do Cruzeiro), Cabral (Rua 18), Itapuca (Rua Euzébio Manoel da Glória), Baixada da Olaria (Rua Nove, na Alegria Velha – endereço provisório), Nova Alegria (Rua José Antônio Florenzano); e na Clínica da Família (Rua Carlos Monteiro, Morada da Montanha).

Os exames são realizados no ato do comparecimento. No decorrer da campanha, para a interessada ser beneficiada, basta residir em Resende, apresentar a carteirinha do SUS (Sistema Único de Saúde) e o documento de identidade. As próximas datas e localidades contempladas serão divulgadas pela Prefeitura.

Em 2018, o governo municipal prolongou as ações de saúde promovidas durante a campanha Outubro Rosa, entre os meses de julho e dezembro. Os mutirões dos exames, que iniciaram três meses antes do período comemorativo e terminaram um mês depois, foram concluídos com 1.971 mulheres atendidas. No decorrer de todo o ano passado, de acordo com dados do Ministério da Saúde, foram contabilizados 8.760 atendimentos no município.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *