Secretaria de Saúde de BM intensifica alerta à pessoas que tiveram contato com enchentes
15 de abril de 2019
Time de futebol veteranos recebe homenagem da vereadora Bergone
15 de abril de 2019


Prevenção contra animais peçonhentos é tema para estudantes da rede municipal

Orientações são transmitidas inicialmente em escolas rurais

Uma das consequências mais comuns do acúmulo de lixo e entulho nas vias públicas, terrenos baldios e áreas particulares é a proliferação de animais peçonhentos, principalmente aranhas, escorpiões, serpentes (cobras), lacraias, taturanas, vespas, formigas, abelhas e marimbondos.

Com o objetivo de orientar a população sobre as medidas de prevenção e os cuidados que devem ser adotados no caso de acidentes provocados por estes animais, a Secretaria de Meio Ambiente do Município, através do grupamento ambiental da Guarda Municipal, realiza na próxima terça-feira, dia 16 de abril, às 14 horas, uma campanha educativa voltada aos alunos da Escola Municipal professora Anésia Alves de Oliveira (São Joaquim).

Segundo a bióloga Edna Azevedo, secretária municipal de Meio Ambiente, esta ação educativa teve início na semana passada, através da distribuição de folhetos informativos para os moradores, na Praça Teixeira Brandão (Centro), um dos logradouros mais movimentados da cidade. Na terça-feira passada, dia 09 de abril, a campanha foi realizada para alunos da Escola Municipal Carlos Campos de Faria (Falcão). O planejamento da prefeitura é estender a iniciativa em outras escolas da rede de ensino público do Município, além de fazer a ação educativa em outros logradouros da cidade.

Dados do Ministério da Saúde apontam que, no Brasil, são registradas cem mil notificações todo ano provenientes de acidentes provocados por animais peçonhentos. As autoridades médicas consideram os problemas provenientes destes animais como um caso sério de saúde pública no território brasileiro, pois, dependendo da gravidade da situação, o paciente pode chegar ao óbito. No entendimento da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, a gravidade da situação reforçou a pasta a realizar uma campanha educativa no sentido de manter a população informada sobre os cuidados necessários.

Entre as medidas de prevenção contra a proliferação de animais peçonhentos, a Secretaria de Meio Ambiente da Prefeitura de Quatis destaca os seguintes procedimentos: manter jardins e quintais limpos; não colocar as mãos desprotegidas em buracos, sob pedras e troncos podres; usar botas, peneiras e luvas de couro nas atividades rurais; vedar frestas e buracos nas paredes e chão de casas; evitar acúmulo de entulho, lixo doméstico e materiais de construção perto das casas, pois além deste ambiente servir como abrigo para escorpiões e aranhas, pode ainda atrair ratos, que são alimentos para serpentes (cobras); evitar sentar ou deitar próximo a arbustos, barrancos, madeira empilhada ou materiais de construção; ter atenção redobrada ao entrar em rios, lagos, cachoeiras e barcos parados às margens destes mananciais; e vistoriar roupas e calçados  antes de vesti-los.

Já no caso de acidentes causados por animais peçonhentos, a relação de orientações inclui as seguintes medidas: levar a pessoa imediatamente para um hospital; identificar o animal causador do acidente e transmitir essa informação aos profissionais de saúde responsáveis pelo atendimento ao paciente; fazer compressas no local picado por escorpiões e aranhas; não usar nenhum tipo de medicamento ou qualquer outra substância, como borra de café e folhas no local do ferimento; não fazer sucção do veneno; e não espremer o local afetado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *