Carreta tomba na BR-393 (Lúcio Meira), em BM
16 de abril de 2019
Prefeitura de Volta Redonda promove Páscoa no Zoológico Municipal
16 de abril de 2019


Profissionais da Atenção Básica de Saúde de Resende participam de oficina

Os profissionais administrativos da Atenção Básica de Saúde do Município de Resende participarão da oficina com o tema “O que a sua voz diz?”, nesta quarta-feira, dia 17. O evento é uma parceira entre a Prefeitura de Resende, por meio do Centro Municipal de Atendimento Fonoaudiológico (CEMAF) e do Núcleo de Educação Permanente em Saúde (Neps), e o Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) da Região Médio Paraíba II, com sede na cidade, em alusão ao Dia Mundial da Voz, 16 de abril. A oficina acontecerá nos períodos da manhã e da tarde, na Associação Comercial, Industrial, Agropecuária e Serviços de Resende (Aciar), no bairro Jardim Tropical.

As dicas técnicas sobre a voz e as orientações sobre atendimento humanizado com ênfases vocal e corporal fazem parte da temática abordada pela palestrante fonoaudióloga Georgea Francisco, coordenadora do Cemaf. O Centro abrange os municípios de Resende, Quatis, Porto Real, Itatiaia, Rio Claro e Barra Mansa. São aproximadamente 50 participantes divididos em duas turmas, com início às 9h e 14h. De acordo com a coordenadora do Cemaf, a palestra buscará orientar os assistentes administrativos e recepcionistas quanto à interferência da voz na comunicação, à importância da questão corporal e aos exercícios corporais e vocais.

— Será o primeiro encontro realizado com este objetivo por meio de parceria firmada com o Cerest, voltado para as profissionais da área em Resende. O público-alvo são assistentes administrativos e recepcionistas dos postos de saúde. Estes profissionais são a porta de entrada das unidades e devem oferecer um atendimento de qualidade. Vamos explicar sobre como proceder na hora do atendimento, colocação do tom de voz, linguagem corporal e outros elementos da comunicação. Queremos otimizar os serviços à população, que vai ser beneficiada de forma direta! Os profissionais da recepção lidam diretamente com os pacientes e, em alguns casos, há revezamento com os assistentes – explicou.

A coordenadora do Cerest, Bruna Ettore, frisou sobre a importância desta oficina de capacitação. “A oficina ajudará no processo do atendimento mais humanizado, visando qualificar os participantes durante a comunicação oral e corporal. A ideia é melhorar o acolhimento dos usuários, que precisam de um ambiente propício para amenizar a dor e mais compreensivo no momento da espera aos procedimentos e consultas”, destacou.

SERVIÇO:

Oficina para profissionais administrativos da Atenção Básica de Saúde do Município de Resende

Data: 17 de abril, quarta-feira

Horário: 9h e 14h

Local: Aciar, situada na Avenida Marechal Castelo Branco, 4º andar, nº 104, Jardim Tropical, Resende-RJ

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *