Vem ai o primeiro mutirão do emprego de Volta Redonda
21 de abril de 2019
Fogo em vegetação atinge dependências do Ciac
21 de abril de 2019


Cohab de VR vai aos bairros dar oportunidade aos 12 mil mutuários

Equipe da Cohab-VR Presente vai a todos os loteamentos comercializados para a renegociação de dívidas em até 300 vezes e intermediar outros serviços com a prefeitura

A Companhia Habitacional de Volta Redonda( Cohab-VR) começa a partir do mês de maio até 30 de junho, visitar os bairros de Volta Redonda. Ela estará presente em todos os bairros onde comercializou unidades habitacionais  para facilitar aos mutuários que compraram imóveis e estejam inadimplentes, a renegociação de dívidas em até 300 vezes, com 70% de desconto nos juros e multas. Após levantado o valor atualizado do débito, com descontos, não haverá cobrança de juros nas parcelas fixadas. O prazo de renegociação é até 30 de junho.

A informação foi confirmada pelo diretor-presidente, o vice prefeito Maycon Cesar Abrantes, solicitando que os mutuários não percam os prazos de renegociação e os benefícios ofertados, ressaltando o desconto de 70% nos juros e multas das dívidas, e o parcelamento sem a cobrança de juros.

“Estaremos no mês de maio até 30 de junho, em todos os bairros, duas vezes por semana, onde a Cohab vendeu casas e apartamentos, como o Santa Cruz, Padre Jósimo, Açude, Vila Brasília, Cailândia, Nova Primavera, São Sebastião, Caieiras, entre outros, com o Cohab Presente. Vamos orientar os cerca de 12 mil mutuários na cidade e dar oportunidade para o refinanciamento das dívidas em até 300 vezes, com parcelas em média na faixa de R$ 150,00”, disse.

Ele acrescentou que o objetivo é favorecer ao mutuário para que tenha a Escritura do Imóvel ao final da quitação do contrato, além de oferecer outros serviços que a Companhia possa intermediar junto à prefeitura, com o Cohab Presente.

“Nesta renegociação, está sendo concedido um desconto de 70% dos juros e multas, e um parcelamento sem a cobrança de juros para famílias com renda total de até R$ 1.900,00, com parcelas fixas que cabem no bolso dos mutuários”, frisou.

Desde que assumiu o cargo, em 23 de janeiro último,  a convite do prefeito de Volta Redonda, Samuca Silva, Maycon Abrantes relatou o trabalho da companhia na defesa da política habitacional do município. A melhoria do ambiente interno na empresa de economia mista,  as ações do programa de Regularização Fundiária das famílias  residentes na Estrada Norte do Açude 2, e o desenvolvimento de estudos para  a realocação de 80 famílias que vivem às margens do Rio Paraíba do Sul no Parque Independência, em Três Poços, uma área de risco. Esta ação tem a participação do Furban(Fundo Comunitário).

“Há mais de 10 anos que o Ministério Público busca uma solução para essas famílias. Estamos buscando essa solução através de um mutirão dos moradores do Parque Independência, eles entram com a mão de obra e a prefeitura cede o material. Há duas áreas, do município e da própria Cohab que estão sendo estudadas para receber os moradores, assim eles ficarão na mesma região do bairro, mas fora da área de risco que está sujeita a alagamentos”, explicou.

A revitalização do Cadastro Habitacional da prefeitura,  atualmente dom 8 mil pessoas inscritas, que pode ser acessado pelo endereço www.voltaredonda.rj.gov.br/cohab. Segundo estudos da Companhia, o déficit habitacional na cidade é de 25 mil pessoas. “O cadastro está aberto para toda e qualquer família, independente de renda. Estamos em parceria com as construtoras locais para encaminhar essas famílias que atendam os requisitos do programa federal de habitação, Minha Casa Minha Vida, faixa 1 e faixa 2.

O prefeito de Volta Redonda, Samuca Silva, afirmou que a Cohab  é uma empresa pública de economia mista, merece atenção e reconhecimento pela sua qualificação de mercado e capacidade técnica:

“O nosso objetivo  é atuar para reduzir e sanar essas dívidas, aumentar as receitas e buscar parceiros  para atender o déficit habitacional da cidade,  através de entes públicos e da iniciativa privada. Por isto é importante que todos acessem o cadastro habitacional e se inscrevam para novos investimentos habitacionais”, concluiu.

Na atual gestão, o prefeito Samuca participou da entrega dos empreendimentos Jardim Cidade do Aço e do sorteio para as famílias do Minha Casa Minha Vida do São Sebastião. Recentemente, a direção da Cohab esteve na Assembléia Legislativa do Estado onde se reuniu com deputados para pleitear a aprovação de um projeto de Lei, que dará gratuidade aos custos cartorários para o registro de imóveis e terrenos, dentro do programa de Regularização Fundiária que vem sendo tocado.

A direção da Cohab está dando suporte ao Ministério Público na ação que apura responsabilidades pela perda na administração passada,  do patrimônio da empresa no bairro Aterrado, no Edifico Plaza Center, onde a Companhia era proprietária do 14º andar e foi desalojada do espaço de fácil acesso a funcionários e mutuários, e em área valorizada. Atualmente a Cohab está na Avenida Ministro Salgado Filho, 620, no bairro Aero Clube, próximo a garagem municipal.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *