Alunos da rede de ensino de Volta Redonda participam de gincana cultural
23 de abril de 2019
Orquestra Sinfônica traz violinista da Costa Rica para apresentação em BM
23 de abril de 2019


Prefeitura de VR segue com trabalho de fiscalização em terrenos com mato alto

Programa VR Limpa já emitiu aproximadamente 600 notificações em terrenos por toda a cidade

Programa VR Limpa é um programa da Prefeitura de Volta Redonda, administrado pela secretaria municipal de Meio Ambiente e tem como objetivo manter limpo todos os terrenos que estão vagos na cidade. Essa Integração entre secretarias e o trabalho de georeferenciamento está dando mais agilidade e efetividade no serviço.

O secretário municipal de Meio Ambiente, Maurício Ruíz, disse que esse é um trabalho que faz parte de uma série de ações que vem sendo realizada para tornar mais efetiva a fiscalização de áreas que precisam ser limpas pelos proprietários na cidade.

“Esse trabalho é importante porque quando esses terrenos estão com muito mato eles acabam atraindo animais peçonhentos, além disso, no período da seca fica mais suscetível ao fogo e os terrenos sujos acabam gerando insegurança para a população, aumentando risco de furtos e de áreas sombreadas. Para combater essa situação, a SMMA construiu uma base de dados com um novo sistema para poder fazer com que seja mais eficiente a identificação e fiscalização desses terrenos”, afirmou Maurício explicando que essa base já identificou quase três mil lotes vagos.

Esse sistema permite que a secretaria acesse as informações de cada dono de lote vago para que seja feito a notificação ou emitido o auto de infração. O fiscal utiliza um aparelho e vai a campo. Quando ele identifica o terreno sujo, é tirada uma coordenada geográfica, que é encaminhada para o sistema gerando automaticamente uma notificação. O proprietário tem 20 dias para limpar o terreno, dali para frente ele não será mais notificado, caso ele não cumpra a notificação, o proprietário vai receber o auto de infração com uma multa de quase R$600 reais.

“Quero pedir muito para vocês proprietários de terrenos vazios, que mantenha os locais limpos. E pedir a população que denuncie através do aplicativo Fiscaliza VR, onde faremos uma visita para verificar a situação. Já emitimos quase 600 notificações, mas o apoio da população é fundamental para o prosseguimento desse serviço”, completou Maurício.

Essa fiscalização foi reformulada para que se tornasse mais efetiva, além de colaborar para a ampliação da base de dados da prefeitura.  O objetivo é criar um histórico de cada lote/terreno e permitir que, de tempos em tempos, a secretaria de Meio Ambiente possa mandar a notificação para que o proprietário faça a limpeza no período correto.

Para o prefeito Samuca Silva, foi fundamental o trabalho em conjunto entre as secretarias de Fazenda e Meio Ambiente, desburocratizando o serviço e ganhando agilidade.

“Queremos dar respostas cada vez mais rápidas para as demandas da população. Realizar o trabalho através do uso de novas técnicas e metodologias colabora para isso e estamos avançando para melhorar a qualidade de vida do cidadão de Volta Redonda”, afirmou Samuca Silva.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *