Sábado é Dia D de Vacinação contra Gripe em Volta Redonda
3 de maio de 2019
Carro é queimado na Rodovia do Contorno
3 de maio de 2019


Mais de 2 mil alunos serão contemplados com projeto itinerante ‘Cine e Cultura’

Único município do estado do Rio de Janeiro beneficiado, Resende recebe atrações de 7 a 9 de maio

Resende está no roteiro de um importante projeto cultural de alcance nacional, voltado para alunos de escolas públicas. O ‘Cine e Cultura’ chega ao município para contemplar mais de 2 mil alunos a partir da próxima terça-feira, dia 7, com sessões de cinema e outras atividades educativas, que misturam cultura e aprendizado. O município é o único do estado do Rio de Janeiro a receber as atrações.

O projeto itinerante tem como objetivo conscientizar os alunos para questões relacionadas à preservação do meio ambiente, consumo consciente, reciclagem, trânsito consciente e alimentação saudável, por meio de atividades culturais. Seguindo um calendário que compreende apenas outros seis municípios, o ‘Cine e Cultura’ desembarca em Resende e permanece em atividades do dia 7 ao dia 9 de maio.

Entre as atividades desenvolvidas, estão inclusas: sessões de cinema, workshops e apresentações teatrais com abordagens lúdicas sobre os temas levantados. A realização do ‘Cine e Cultura’ tem assinatura do Instituto Eco Ambiental e Social, especializada na realização de projetos culturais, com mecanismo de incentivo fiscal da Lei Rouanet, com o apoio da Prefeitura de Resende e Secretaria Municipal de Educação – Instituto da Educação do Município de Resende – EDUCAR.

Com uma média de 1h de duração, a programação é composta por apresentação de uma peça de teatro seguida de projeção de curtas metragens com as temáticas ligadas ao meio ambiente e sustentabilidade e, ao término de cada sessão há a realização de workshops sobre os temas apresentados, entre eles, desperdício de água, uso de energia, reciclagem, alimentação saudável, trânsito consciente entre outros.

As crianças ainda recebem pipoca, livreto com informações seguindo a mesma temática das apresentações e filipeta como marcador de página. Além disso, uma estrutura de cinema inflável com 15 metros de comprimento e 4 metros de altura com tela de cinema, projetor, áudio e almofadas para acomodação dos alunos em cada escola incluída na programação.

Entre as unidades que participarão da programação estão: EM Oswaldo da Rocha Camões, EM Governador Roberto Silveira, Maria de Assis Barboza, CIEP Brizolão 489 Augusto de Carvalho, EM Abrahão Hermano Reibenboim e Colégio Municipal Getúlio Vargas. Embora todas essas unidades. As sessões de cinema, no entanto, acontecem somente em três dessas unidades. A Prefeitura fica responsável pelo transporte dos alunos para a unidade de referência das atividades, como previsto na programação abaixo.

Programação

Sessões de Cinema

EM Maria de Assis Barboza – 7 de maio

Estrada da Vargem Grande nº 388 – Bairro Cabral

Sessões: 8h30, 10h, 13h30 e 14h40

EM Abrahão Hermano Ribenboim – 8 de maio

Avenida Canal Norte Nº 600 – Bairro Cidade da Alegria

Sessões: 8h30, 10h, 13h30 e 14h40

Colégio Municipal Getúlio Vargas – 9 de maio

Avenida Canal Norte s/n – Bairro Cidade da Alegria

Sessões: 8h30, 10h, 13h30 e 14h40

Os comentários estão encerrados.