Hospital das Clínicas libera funcionários atingidos pela poeira na CSN
15 de maio de 2019
Professores da rede pública trocam experiências em Volta Redonda
15 de maio de 2019


Câmara promoverá discussão sobre doenças autoimunes

O encontro acontece na próxima quarta, dia 22, a pedido do vereador Rodrigo Furtado

A Câmara Municipal de Volta Redonda, através de um requerimento do vereador Rodrigo Furtado (PTC), realizará na próxima semana, dia 22, uma Audiência Pública com o tema: Lúpus – uma doença que pode matar. A data foi escolhida em razão do “maio roxo”, mês destinado à conscientização e discussão sobre doenças autoimunes.

Rodrigo afirmou que sua preocupação com o assunto surgiu após conhecer as dificuldades enfrentadas pelos portadores, adiantando que é necessário planejar políticas públicas que amparam os pacientes.

– Precisamos falar sobre o tema e buscar formas para melhorar a condição de vida dessas pessoas. As dificuldades enfrentadas são inúmeras. Vamos traçar o panorama atual e apontar possíveis caminhos. Estima-se que 80% dos portadores dessas doenças não têm conhecimento que as possui. A falta de informação acaba sendo um dificultador, fazendo com que a pessoa inicie o tratamento de forma tardia, o que pode agravar o quadro. Nunca é demais alertar e conscientizar a população – explicou.

O parlamentar destacou que ainda é preciso avançar na legislação e na garantia dos direitos dos pacientes, oferecendo rapidez no acesso ao tratamento especializado. Rodrigo afirmou que o primeiro passo é criar mecanismos que encurtam esse caminho e promovam acolhimento e orientação desde o diagnóstico.

– É muito importante abordar esse viés social. As pessoas não escolhem ficar doentes. O apoio é essencial nesta luta. Eles precisam ser inseridos como qualquer outra pessoa. Lamentavelmente, por serem minoria, acabam tendo pouca ou nenhuma voz. Discutindo o assunto vamos colaborar para que a situação mude. Por isso, a presença de todos é muito importante. Compareça e colabore com sugestões e informações – concluiu.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *