Esporte e lazer da SMEL realiza ações para o Dia das Mães em VR
16 de maio de 2019
Estudantes da Fevre iniciam aulas em parceria com a Uff
16 de maio de 2019


Barra Mansa promove evento alusivo ao Dia da Luta Antimanicomial

Pela primeira vez a Região do Médio Paraíba realiza Show de Talentos com usuários de Saúde Mental; atividade contará com diversas ações voltadas para o público em geral

Diante do cenário nacional, de desinvestimento em políticas públicas voltadas para o tratamento comunitário no campo da saúde Mental, álcool e outras drogas, a Prefeitura de Barra Mansa, realizará na próxima sexta-feira (17), um evento comemorativo ao Dia Nacional da Luta Antimanicomial, a partir das 8h30min, no Clube Municipal, Centro. Durante toda manhã os participantes poderão aproveitar um dia com muitas atividades, informações e apresentações musicais voltadas a esse público. A ação é uma iniciativa do grupo da Rede de Atenção Psicossocial do Médio Paraíba (Raps MP), com apoio da Secretaria Municipal de Saúde.

Para Dr. Sérgio Gomes, secretário de Saúde de Barra Mansa, a proposta do evento é mostrar para os usuários dos programas de saúde mental, familiares e a sociedade em geral que esse movimento é legítimo e possível. “O tratamento comunitário, próximo aos familiares e comunidade é real e eficaz. Esse evento vai permitir que mostremos a efetividade do tratamento nos Centros de Atenção Psicossocial, das Residências Terapêuticas e dos leitos de Saúde Mental nos hospitais”, pontuou o secretário.

De acordo com a coordenadora geral da saúde mental, álcool e outras drogas de Barra Mansa, Maria Elvira da Cunha, o investimento em clínicas de internação, é um retrocesso no campo da saúde mental. “Sabemos que os dispositivos existentes são insuficientes e hoje funcionam com dificuldades pela falta de investimento. É uma contradição se dizer que o tratamento comunitário não funciona e, com base nisso, investir em internações, que já foram avaliadas até por instituições internacionais como pior tratamento possível”, frisou Maria Elvira.

Programas de tratamentos mentais em Barra Mansa

A Prefeitura de Barra Mansa oferece, através dos Centros de Atenção Psicossocial (Caps), atendimento médico, psicológico, com equipes interdisciplinares, formado por assistentes sociais, enfermeiros, técnico em enfermagem, pedagogo, artesã, assistente administrativo, recepcionista. Os atendimentos são realizados individuais ou em grupos, com os usuários e seus familiares, além de visitas domiciliares, hospitalares e institucionais.

O CAPSi atende crianças e adolescentes com grave sofrimento psíquico, incluindo psicóticos, neuróticos graves e autistas, promovendo um atendimento diferenciado para os adolescentes. Os atendimentos aos adolescentes em uso prejudicial de álcool e outras drogas é feito através de uma equipe voltada para esse público, com atividades no próprio CAPSi e no território o de residem.

Já o Espaço Reviver é um local onde é realizado tratamento do uso prejudicial de álcool e outras drogas, trabalhando não apenas com os usuários, mas também com seus familiares. Dentre os diversos serviços prestados estão oficinas, grupos de família, grupos terapêuticos, atendimento individual, atendimento psiquiátrico, médico, artesanato, entre outros.

“Nossa principal missão é trabalhar, tanto nos próprios dispositivos quanto nas comunidades, os direitos e deveres de todos os cidadãos, sempre visando a reintegração dos usuários na sociedade”, concluiu Maria Elvira.

Os atendimentos também são compartilhados com a rede de cuidados ampliado do município (Saúde, Assistência Social, Educação, Serviços Hospitalares). A cada 20 dias são realizadas reuniões na qual são discutidos os casos que demandam cuidado conjunto e, a partir daí, tirado ações para promoção do cuidado especializado.

CAPS – Rua Cristóvão Leal nº43, Centro. Tel.: (24) 3323-0275.

CAPSi – Rua: Francisco Vilela de Andrade Neto, nº 337 – Centro. Tel.: (24) 33236077.

Espaço Reviver – Rua Professor Pedro Vaz, nº57. Centro. Tel.: (24) 3323-5005.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *