Volta Redonda reforça luta contra o abuso de crianças e adolescentes
18 de maio de 2019
Festival de Futsal Internúcleos acontece neste sábado
18 de maio de 2019


Servidores passam por capacitação sobre uso do eSocial

Treinamento foi realizado pela Empresa de Processamento de Dados de Volta Redonda (EPD-VR) para 41 servidores

Com o intuito de capacitar os servidores públicos municipais para a utilização do Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas, o eSocial, a Empresa de Processamento de Dados de Volta Redonda (EPD-VR) realizou uma capacitação nesta sexta-feira, dia 17, no auditório da prefeitura, para 41 servidores.

O eSocial é um programa do Governo Federal de prestação de informações sistematizado. Por meio desse sistema, os empregadores passarão a comunicar ao Governo, de forma unificada, as informações relativas aos trabalhadores, como vínculos, contribuições previdenciárias, folha de pagamento, comunicações de acidente de trabalho, aviso prévio, escriturações fiscais e informações sobre o FGTS.

Daniele Monteiro, gerente administrativa da Escola de Governo, explica que eles estão apoiando essa capacitação, pois o objetivo é melhorar a qualidade do serviço publico. “O objetivo da Escola de Governo é oferecer ferramentas para os servidores se qualificarem e, em consequência disso, melhorar a gestão pública do município. A partir do ano que vem será obrigatório o uso do eSocial para os setores de recursos humanos das administrações diretas, ou seja, para as prefeituras. Por isso, é importante que os servidores conheçam esse sistema”, disse Daniele.

Entre os servidores presentes, estava Isabel Cristina de Almeida, auxiliar administrativa do Departamento de Recursos Humanos. Ela conta que seu objetivo é conhecer mais sobre o eSocial. “Atualmente não vou precisar usar o sistema para o trabalho que executo, mas não podia perder a oportunidade de me atualizar. Esta capacitação veio em boa hora, porque uma mudança muito grande está prestes a acontecer e a administração precisa estar pronta para isso”, conta Isabel Cristina.

Assim como ela, a chefe do setor de pessoal da Fundação Beatriz Gama (FBG), Simone Cristina Santos Vaz, conta que esse treinamento é importante para esclarecer todas as dúvidas dos servidores que irão executar o eSocial. “Com essa capacitação, iremos utilizar corretamente o sistema e não gerar despesas e prejuízos para a administração municipal. É um sistema complexo que pode gerar multas se não forem apresentadas as solicitações que a Receita Federal pede”, explicou a servidora.

O diretor-presidente da EPD-VR, Matheus Moreira, comentou sobre a importância da capacitação. “Nosso objetivo é prever e antecipar essas pendências e correções necessárias da folha. Estamos preparando a administração direta para enfrentar as dificuldades que a EPD e a Cohab passam ao enviar os dados para o eSocial”, disse o diretor presidente.

Para o prefeito Samuca Silva, a capacitação dos servidores é essencial para alcançar a eficiência no trabalho e para atender às exigências do eSocial, que trará mudanças profundas em procedimentos atualmente adotados. “Ele substituirá a entrega de formulários, simplificando a prestação de contas, reduzindo a burocracia na comunicação de informações ao governo, relativas aos trabalhadores”, disse o prefeito.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *