Igreja Santa Cecília recebe ‘Musica nas Igrejas’ do VR Cidade da Música
19 de maio de 2019
Defesa Civil informa sobre a vazão do Rio Paraíba do Sul em BP
19 de maio de 2019


Iniciação Desportiva faz festival Internúcleos de futsal em VR

Festival promovido pela Secretaria de Esporte e Lazer realizado para as categorias sub 11 e sub 13 anos, reuniu 18 equipes e 170 atletas dos núcleos de sete bairros

A Secretaria de Esporte e Lazer da prefeitura de Volta Redonda(Smel) realizou na manhã deste sábado(18), das 8h às 13h, no Ginásio Poliesportivo Amaro Inácio, do bairro Retiro, 19 partidas do festival de futsal, pelo PID ( Programa de Iniciação Desportiva), nas categorias sub 11 anos e sub 13 anos. Além dos atletas, pais compareceram para incentivar os seus filhos. A competição envolveu cerca de 170 alunos matriculados no Projeto, formando 18 equipes de sete bairros.

No evento, participaram equipes dos núcleos esportivos da Smel dos bairros Retiro, Vila Mury, Coqueiros, Vila Brasília, Siderlândia, Açude, Fazendinha. A secretária de Esporte e Lazer, Maria Paula Tavares, comentou: “Esta é a primeira etapa do Festival Internúcleos 2019 do PID, que chegou a 27 bairros. Ressaltamos a importância que a realização desses festivais esportivos traz com os alunos do nosso Projeto, a presença das famílias acompanhando, fomentando a prática desportiva e incentivando a permanência dos mesmos nas aulas”.

Ela acrescentou: “Cada vez mais incentivamos nossas crianças e adolescentes a procurar o Núcleo mais próximo de sua residência para a prática de uma atividade desportiva. Nosso próximo passo é ampliar o leque de modalidades para as próximas etapas do festival”, ressaltou Paulinha, Secretária de Esporte.

O prefeito Samuca Silva, destaca o esporte como formador de cidadãos: “A criança deve começar cedo a prática esportiva para ter uma boa saúde, motivação nos estudos. O esporte muda para melhor a vida de quem o pratica, independente das idades. Quanto mais cedo, melhores resultados. Esta é uma competição que aproxima e une os bairros”.

O coordenador do PID, professor de Educação Física, Rodrigo Batista, explicou a importância da competição esportiva: “O festival dos alunos dos núcleos nas comunidades visa motivar a prática esportiva, promovendo jogos amistosos. A intenção é valorizar a socialização, a integração entre os grupos nas diversas faixas da competição”, afirma Batista. Todos alunos que participaram do festival receberam lanche de pão com presunto, queijo e refrigerantes.

O coordenador do PID crê que o projeto iniciado na gestão do prefeito Samuca Silva  é uma conquista para os alunos e o esporte: “O PID nos bairros fomenta a pratica de diversos esportes; futsal, handebol, basquete, vôlei, futebol de campo, o atletismo na Arena Esportiva do Voldac, podendo participar de sub 6 anos até sub 17 anos”, informou o coordenador.

A professora Maranei Shiavoni,  garante que o PID ajuda a tirar as crianças e jovens da frente da TV, afastá-las de jogos de vídeo game, optando por atividades que vão ajudar no desenvolvimento psicológico, comportamental em salas de aulas e até dentro dos lares.

Pais acompanham os filhos

Segundo a Smel, 12 profissionais de Educação Física da Secretaria, 1 colaboradora de limpeza de empresa terceirizada, 3 estagiários do Curso de Educação Física da UniFOA participaram na organização das equipes e toda a operação da realização do Festival Internúcleos de Futsal 2019, do PID( Programa de Iniciação Desportiva).

Na competição deste sábado, 18, as equipes de futsal com 5 jogadores cada, tiveram dois tempos de 15 minutos, com juiz cronometrando o tempo.  No primeiro jogo, o time A do Retiro venceu o Vila Mury por 3×1. Mas a maior goleada foi aplicada pelo Vila Brasília contra o Siderlândia por 9×0. Pais presentes, como Vanderlei Ferreira, 50, torceu pelo filho Kauan Faria, de 9 anos. Silvia Juliana de Souza acompanhou o filho Lucas de Souza, 10 anos.

Um exemplo de satisfação foi do motorista Luiz Carlos, que filmou com celular o filho Pedro Alves Lourenço, 11 anos. Enquanto filmava, dava instruções para ele se colocar dentro da quadra do ginásio, até o garoto fazer um gol e garantir a vitória do seu time, Coqueiros, por 3×1 contra o Retiro. Gritava e abraçava os mais pertos do alambrado da quadra. “A prefeitura está certa em investir no esporte para as crianças, pode revelar um craque no futsal e promove a união e confraternização dos bairros”, frisou.

Mateus Brandão, 12 anos, aluno do Colégio João Pio, jogador do Vila Mury, citou os benefícios do festival: “Muito emocionante, fiz muitas amizades. A gente se esforça para no final conseguir um bom resultado para a equipe, a vitória. Isto depende jogar com harmonia e conseguimos”, comemorou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *