Volta Redonda vai convocar 60 médicos para atenção básica
24 de maio de 2019
Volta Redonda mantém a liderança em geração de empregos no Estado do Rio de Janeiro
25 de maio de 2019


Projeto ‘Escola Tem Cultura’ acontece em Volta Redonda

Secretaria municipal de Cultura ocupa escolas durante uma semana para aproximar os alunos das atividades e espaços culturais

Durante toda essa semana, o projeto ‘Escola Tem Cultura’, da secretaria municipal de Cultura, esteve na Escola Municipal Doutor João Paulo Pio de Abreu, em Volta Redonda, com o objetivo de aproximar os alunos das atividades e espaços culturais da cidade. No projeto a SMC ocupa a escola durante uma semana, difundindo a programação cultural, a importância dos espaços culturais e proporcionando ao aluno um contato com artistas da cidade, abrangendo cinco linguagens diferentes, uma em cada dia da semana.

Esse ano, a ideia é passar nas 10 escolas municipais que atendem do 6° ao 9° ano. Já foram três contando a Escola Municipal Tocantins, a Escola Municipal Marizinha Felix T. de Lima e a Escola Doutor João Paulo Pio de Abreu.

A secretária da pasta, Aline Ribeiro, explicou que esse projeto é muito importante para levar até os jovens diferentes formas de cultura. “Muitas crianças e adolescentes, especialmente as de bairros periféricos, nunca frequentaram os espaços culturais ou nunca tiveram contato com as diferentes linguagens artísticas. Então de segunda a sexta, no horário do recreio, o aluno conhece uma Cia de teatro, uma banda, artistas de dança, rap e grafite”, explicou Aline.

A Gerente de projetos da SMC, Juliana Dorotéia, acrescentou que outro objetivo alcançado é a formação de público para esses artistas da cidade, que são selecionados por edital com critérios específicos para se apresentar nas escolas. “É uma via de mão dupla, porque o projeto também contribui para a carreira desses artistas”, pontuou.

No horário do recreio os alunos assistiram a apresentações culturais: segunda teve teatro; Terça teve Breaking, que é uma modalidade de Dança muito presente no mundo e com fortes representantes na região; Quarta foi o dia de Rap com os MCs Thiago Elniño e Ju Dorotea. O Rap traz a tona a poesia, literatura e música; Quinta foi Música instrumental, com Leandro Vilela (guitarra) e Martché (violão) e nesta sexta-feira, dia 24, representando as artes plásticas o artista Jeferson Arantes, grafiteiro da região realizou ao vivo um grafite no pátio da escola, marcando o colégio com cores e desenhos.

O aluno Ricardo do Vale, de 14 anos, avaliou como positivo esse projeto e que adorou aproveitar as atividades oferecidas. “Durante toda a semana conhecemos diversas culturas que nos inspiram e nos emocionam. Muito boa a experiência”, disse.

Fora o recreio cada turma recebe uma oficina de 50min em sala de aula com o arte educador Thiago Elniño, que é rapper e pedagogo e levou um debate sobre cultura como instrumento de transformação do contexto e como profissão.

O prefeito Samuca Silva, disse que essa é a segunda edição do projeto e que ano passado teve um grande sucesso percorrendo todas as escolas da FEVRE. “Toda forma criativa de ensino é válida. Estamos fomentando nesses jovens a vivencia com diversos ambientes culturais para direcioná-los na vivencia do mundo”, finalizou Samuca.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *