Jogos das escolas municipais de Volta Redonda começaram neste sábado
25 de maio de 2019
UBSF do bairro São Sebastião é inaugurada em Volta Redonda
25 de maio de 2019


Escola Municipal Surubi chega à segunda etapa das obras pelo ‘Revitaliza Resende’

Reforma conta com mão de obra de apenados do regime semiaberto da Cadeia Pública de Bulhões

Começou nesta segunda-feira, dia 20, a segunda etapa das obras de revitalização na Escola Municipal Surubi, situada no bairro Surubi Velho. A reforma faz parte do cronograma do Programa “Revitaliza Resende”, da Prefeitura Municipal de Resende, com o apoio da Secretaria de Educação. Os serviços estão sendo realizados por apenados do regime semiaberto da Cadeia Pública Inspetor Luís Fernandes Bandeira Duarte, em Bulhões, a partir de parceria entre a Administração Municipal, a Fundação Santa Cabrini e o Poder Judiciário.

O processo de revitalização foi planejado pela Secretaria de Educação, visando atender às necessidades sem causar prejuízos das aulas. O sistema elétrico passou por uma readequação, que teve início no dia 2 de abril e foi concluída durante o recesso da Páscoa. Nesta segunda fase, o serviço de pintura foi iniciado no período da 6ª Edição do JIS (Jogos Internos Surubi), que está sendo desenvolvida no Ginásio Poliesportivo Geraldo Porfírio, localizado no bairro em questão. A cerimônia de abertura do JIS aconteceu no último dia 18.

O prefeito Diogo Balieiro Diniz destacou que o “Revitaliza Resende” tem sido responsável por diversas reformas no município. Ele ainda lembrou que a revitalização da unidade de ensino conta com a mão de obra proveniente do convênio com a Fundação Santa Cabrini, grande aliado dos serviços prestados.

— O Programa “Revitaliza Resende” tem buscado melhorias para diversos setores do município. O convênio com a Fundação Santa Cabrini inclui a participação de 25 apenados, que ajudam na construção civil e serviços gerais. A iniciativa visa ao processo de ressocialização, que é um grande desafio para o sistema prisional brasileiro, e fazemos parte deste trabalho pioneiro na região. A Educação é uma das prioridades do nosso governo e, aos poucos, vamos aprimorando as instalações e valorizando os profissionais e alunos, que refletem em mais qualidade de ensino – reforçou, acrescentando que a E. M. Surubi possui cerca de 450 alunos, da Educação Infantil ao 9º ano do Ensino Fundamental.

O engajamento dos apenados já aconteceu nas revitalizações realizadas nos seguintes locais: 37٥ Batalhão de Polícia Militar (BPM); PPC (Posto de Policiamento Comunitário) da Vicentina; Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Semel); Estádio do Trabalhador; e Creches Municipais Governador Roberto Silveira (Paraíso) e Lavapés Doutor Uchôa. Ainda seguem as obras, por meio do convênio, das Creches Municipais São Vicente de Paula e Bairro Vicentino.

Do início do atual governo até agora, 14 das 63 unidades escolares foram totalmente reformadas, revitalizadas e ampliadas pelo “Revitaliza Resende”. As unidades contempladas são: o Cemei (Centro Municipal de Educação Infantil) Servidora Hilda da Conceição Mateus Inácio (Morada da Barra) e o Maria das Dores de Almeida Duarte – Dona Lili (Morada do Contorno); as Creches Municipais Morro do Cruzeiro, Pedacinho do Céu (Paraíso), Novo Surubi, Lavapés Doutor Uchôa, São Vicente de Paula (Cidade Alegria) e Rubens da Silva Lamin (Engenheiro Passos); e as Escolas Municipais Maria de Assis Barboza (Cabral), José Roberto Sampaio (São Caetano), Esther Politi (Fazenda da Barra I), de Educação Pré-Escolar Bairro Alambari (Cabral), Jardim das Acácias (Fazenda da Barra II) e Governador Roberto Silveira (Paraíso).

Além da E. M. Surubi, estão em andamento as obras das seguintes unidades: Colégio Municipal Getúlio Vargas (Cidade Alegria); e das Creches Municipais de Mauá e Bairro Vicentino. Também está sendo realizada a ampliação da Creche Municipal São Vicente de Paula.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *