Rosana Bergone se encontra com novo bispo Dom Luiz Henrique
25 de maio de 2019
Troca de tiros com a polícia militar termina com dois presos no bairro Getúlio Vargas
25 de maio de 2019


Quatis vai escolher cinco conselheiros titulares e cinco conselheiros suplentes

Está confirmado para esta segunda-feira, dia 27 de maio, o início das inscrições de candidatos ao cargo de conselheiro tutelar. As inscrições poderão ser feitas até o próximo dia 28 de junho, de 9 horas ao meio-dia e de 14 às 16 horas, no Centro Administrativo da Prefeitura de Quatis, que se localiza no bairro Bondarowsky (segunda a sexta-feira). Os novos conselheiros tutelares (dez titulares e dez suplentes) vão ser eleitos no dia 06 de outubro de 2019, através do voto direto e facultativo dos eleitores cadastrados pela justiça eleitoral na cidade. Os candidatos eleitos cumprirão um mandato de quatro anos (2020-2023).

Uma comissão coordenada pela presidente do CMDCA (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente), Flávia Paiva já está organizando todo o processo eleitoral voltado à escolha dos conselheiros tutelares do Município. Além de Flávia Paiva, fazem parte da comissão, Alessandra Moreira Silva, Vicente Petrilho Neto (ambos, representantes do governo municipal), Emiliana da Silva Ferreira, Rayane Batista Guimarães de Carvalho e Rosângela Reis dos Santos, os três representantes segmentos organizados da sociedade quatiense.

Os conselheiros tutelares atuam na defesa do cumprimento dos direitos das crianças e adolescentes, além de participarem efetivamente da definição das políticas públicas relacionadas a estes dois segmentos da população. Durante o tempo em que tiverem exercendo efetivamente o cargo, eles vão ser remunerados todo mês com um salário mínimo vigente no país e terão direito a férias anuais e ao recebimento do décimo terceiro salário. No dia da eleição, em outubro, os eleitores poderão votar em quatro seções, duas delas na área urbana e as outras nos distritos da zona rural, sendo uma em Falcão e a outra em São Joaquim.

As inscrições deverão ser realizadas pessoalmente, pelo próprio candidato, mediante o preenchimento de uma ficha na qual deverão constar dados pessoais, informações sobre a documentação e endereço residencial, entre outros. Confira abaixo a relação dos documentos necessários para se inscrever.

Atestado de idoneidade moral, que deverá conter a carteira de identidade, endereço, profissão ou cargo exercido e o reconhecimento de firma da pessoa que assinou a declaração; uma fotografia colorida 5×7; carteira de identidade (cópia); título de eleitor (cópia do documento com certidão de quitação); CPF (cópia); certificado de conclusão do ensino médio (cópia autenticada); comprovante de residência em Quatis (contas de luz, água e telefone, ou declaração do proprietário de sua moradia e suas testemunhas, sendo obrigatório o reconhecimento de firma dos declarantes); certificado de reservista ou certificado de alistamento militar, constando a dispensa, no caso de candidatos do sexo masculino; certidão negativa de distribuição de feitos criminais expedido pela comarca onde residiu o candidato nos últimos cinco anos; e atestado médico comprovando as capacidades físicas e mentais do postulante.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *