Meio Ambiente de Barra Mansa promove bate-papo sobre animais peçonhentos
28 de maio de 2019
Secretaria de Fazenda orienta sobre preenchimento da Declan
28 de maio de 2019


Orquestra Sinfônica recebe solistas para concerto em Barra Mansa

Apresentação acontece nesta quarta-feira (29) no Instituto Cultural Municipal

A Orquestra Sinfônica de Barra Mansa do Projeto Música nas Escolas, que conta com o apoio do Instituto CCR, por meio da CCR NovaDutra, se apresenta nesta quarta-feira (29/5), às 20h, no Instituto Cultural Municipal de Barra Mansa (RJ). O concerto tem entrada franca, com a direção de Ramon Feitosa.

Neste concerto, a Orquestra Sinfônica recebe os solistas Vinicius Frate e Salomão Carneiro. Serão apresentadas obras para contrabaixo e fagote, de compositores mundialmente conhecidos, como Carl Maria Von Weber, Radamés Ganattalli, Henrique Oswald e Ernest Mahle.

Os solistas

Vinicius Frate é formado em contrabaixo com louvor pelo Conservatorio di Santa Cecilia (Roma), e desde 2014 atua como contrabaixista da Orquestra Sinfônica do Theatro Municipal de São Paulo (OSM). Foi vencedor dos concursos nacionais de contrabaixo Paulo Bosísio (2007) e Sandrino Santoro (2009). Atualmente frequenta o Mestrado Profissional em Música na UFRJ-Promus, e integra o duo Bravo-Frate com o pianista Stefano Bravo.

O músico paraense, Salomão Carneiro, é bacharel em fagote pela Universidade do Estado Pará (UEPA), e atualmente cursa mestrado na Universidade Federal do Rio do Janeiro (UFRJ). Estudou com os renomados professores Vadim Klokov, Paulo Porto, Heleno Feitosa e atualmente com Aloysio Fagerlande e Elione Medeiros. Hoje é professor de fagote do Projeto Música nas Escolas de Barra Mansa e faz parte da Orquestra Sinfônica de Barra Mansa como fagotista principal, participando, respectivamente, como professor e músico desde 2014.

O projeto

O Música nas Escolas realiza concertos didáticos em colégios da rede pública e em espaços públicos, possibilitando o contato direto dos alunos com os músicos e seus instrumentos musicais, o que contribui para incentivar a prática musical e o respeito à arte. A iniciativa abrange mais de 22 mil crianças e jovens, mantendo grupos como a Orquestra Sinfônica de Barra Mansa (OSBM), a Banda Marcial, a Banda Sinfônica Infantil e a Orquestra de Percussão, entre outros. Todos esses grupos revezam-se para apresentações abertas ao público e concertos didáticos ao longo do ano. O Instituto CCR, por meio da CCR NovaDutra, apoia o projeto desde 2007, por meio da Lei de Incentivo à Cultura e apresentado pelo Ministério da Cidadania.

Serviço

Música nas Escolas

Orquestra Sinfônica de Barra Mansa

Data: quarta-feira (29/5)

Local: Instituto Cultural Municipal de Barra Mansa (RJ)

Horário: 20h

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *