Reforma e revitalização do posto de saúde serão entregues em Resende
30 de maio de 2019
Prefeitura apura denúncia sobre cortina de fumaça em Pinheiral
30 de maio de 2019


Conferência do idoso será realizado em Quatis

Encontro acontece nesta quinta-feira, às 8 horas, no salão Da Paróquia de Nossa Senhora do Rosário

“Os desafios de envelhecer no século XXI e o papel das políticas públicas”. Este é o tema da 3ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa, que acontece nesta quinta-feira, dia 30 de maio, a partir das 8 horas, no salão de reuniões da Paróquia de Nossa Senhora do Rosário (Centro de Quatis).

Entre outros objetivos, a conferência vai debater os avanços e os desafios estabelecidos pela Política Nacional do Idoso e o Estatuto do Idoso, além de reafirmar as atribuições dos órgãos governamentais na realização de ações voltadas à “promoção, defesa e proteção dos direitos da pessoa idosa”. Durante a conferência, também serão eleitos os delegados de Quatis para a conferência no âmbito estadual.

Foram convidados para o evento o prefeito Bruno de Souza (MDB); a secretária municipal de Assistência Social e Direitos Humanos, Rosana de Almeida; o presidente da Câmara de Vereadores, Flávio Florentino (PHS) e a presidente do Conselho dos Direitos da Pessoa Idosa do Município, Nanci Dulci do Carmo, entre outras autoridades e representantes de segmentos organizados da sociedade quatiense. O encontro é aberto à participação de todo e qualquer cidadão.

Titular da pasta de Assistência Social e Direitos Humanos da Prefeitura de Quatis, a secretária Rosana de Almeida, destaca outros objetivos da conferência municipal desta quinta-feira. São eles: apresentar as prioridades das demandas identificadas junto à população idosa do Município; destacar a importância da participação dos segmentos organizados da sociedade nas ações relacionadas ao segmento da terceira idade; fortalecer o papel do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa “como órgão paritário deliberativo e de controle social” e discutir sobre as formas de captação de recursos a favor do Fundo Municipal do Idoso.

– Fazemos um chamado aos moradores de Quatis no sentido de que participem deste encontro de importância fundamental para a definição de políticas públicas que ampliem os direitos da pessoa idosa. A participação popular é uma das prioridades da administração municipal, dai o nosso entendimento da conferência enquanto um acontecimento primordial no que diz respeito ao exercício da cidadania – afirmou Rosana.

A programação da 3ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa de Quatis prevê as seguintes etapas: 8 horas às 8h30m (credenciamento); 8h30m às 9 horas (leitura e aprovação do regimento interno); 9 horas às 9h30m (solenidade de abertura e composição da mesa principal); 9h30m (palestra sobre o tema Os Desafios de Envelhecer no século XXI e o papel das políticas públicas), que será ministrada pelos advogados Francisco Demétrio e Alessandra Rezende; 10h30m às 11h10m (grupos de trabalho); 11h10m às 12h10m (plenária, aprovação de propostas e eleição dos delegados municipais); e 12h10m às 13 horas (lanche e encerramento)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *