Prefeitura vai ingressar com agravo no TJRJ para realizar licitação das linhas da Sul Fluminense
30 de maio de 2019
Conferência do idoso será realizado em Quatis
30 de maio de 2019


Reforma e revitalização do posto de saúde serão entregues em Resende

Unidade já é a sexta entregue à população desde 2017; Outros dez Postos passam por obras

A Prefeitura de Resende segue promovendo uma transformação nas unidades de saúde do município, desde as unidades básicas até os hospitais de maior abrangência, através do Programa Revitaliza Resende. Nesta quinta-feira, dia 30 de maio, mais um Posto de Saúde será entregue à população, desta vez a Unidade de Saúde da Família (USF), na Capelinha. A inauguração acontece a partir das 10h30 e a unidade fica no quilômetro 4 da Estrada Resende-Mauá.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, alguns dos principais problemas enfrentados na estrutura da unidade eram o mofo e as péssimas condições do telhado, que possuía madeiras deterioradas e telhas já quebradas. Além disso, outras marcas do tempo preocupavam e comprometiam a qualidade da unidade.

Após a intervenção, todo o piso, que já apresentava rachaduras, foi trocado, assim como o telhado e madeiramento. Visando a manutenção da segurança dos profissionais e da comunidade que utiliza as dependências da USF, as equipes efetuaram uma revisão completa da parte elétrica. A repintura do posto é mais um dos benefícios da obra, atribuindo um ambiente renovado.

A estrutura da USF, que atende a comunidade da Capelinha, conta com recepção, copa, banheiro, sala de procedimento, consultório médico, almoxarifado e consultório odontológico. A USF é um importante ponto de atendimento na zona rural, tendo em vista a distância para as unidades da zona urbana do município, onde ficam os hospitais de maior porte.

– As reformas, através do Programa Revitaliza Resende, garantem condições mais dignas de trabalho aos funcionários e a estrutura adequada para que a população seja atendida com qualidade. Sabemos que o cenário da Saúde Pública no país não é bom, mas conseguimos fazer com que Resende hoje se diferencie dessa tendência. Os resultados obtidos recentemente podem ser vistos nas unidades básicas de saúde, assim como na Nova Santa Casa, no Hospital Municipal de Emergência e em outras unidades – explica o prefeito Diogo Balieiro Diniz.

Para a cerimônia de entrega da USF Capelinha, são aguardadas diversas autoridades municipais, como o Prefeito Diogo Balieiro Diniz, além do vice-prefeito Geraldo da Cunha, do Secretário Municipal de Saúde, Alexandre Vieira, e da Superintendente Municipal de Atenção Básica, Cácia Osório. Os profissionais que atuam na unidade também estarão presentes e o convite é feito a todos os munícipes que queiram conhecer as novas instalações.

Serviços Oferecidos na USF Capelinha

Entre os serviços oferecidos na unidade estão: consultas médicas com clínico geral, consultas com enfermeira e técnicos de enfermagem, consultas odontológicas, vacinação, aferição de pressão, curativos, nebulização, fisioterapia, realização de exames preventivos, realização de pré-natal, acompanhamento de crianças até cinco anos, grupos de educação em saúde: gestantes, hipertensos, diabéticos, adolescentes. Também são feitos teste do pezinho, visitas domiciliares, eletrocardiograma, verificação de glicemia capilar e planejamento familiar

Outras unidades contempladas

A lista de intervenções em andamento com o objetivo de melhorar a qualidade do serviço público de saúde oferecido em Resende inclui as unidades: Vicentina, Parque Minas Gerais (unidade fixa e temporária, com estrutura metálica), Engenheiro Passos, Capelinha, Fumaça, Centro, Baixada Olaria, Surubi Velho, Jardim Primavera. Já as unidades Vargem Grande, Morro do Cruzeiro, Novo Surubi, Fazenda da Barra II e III já foram totalmente concluídas e entregues à população.

As melhorias também chegaram ao tratamento da Saúde Bucal, já que o Centro de Especialidades Odontológicas também está sendo beneficiado pelo Programa Revitaliza Resende. O local receberá um novo telhado, a readequação das partes elétrica e hidráulica e todo o equipamento será substituído e renovado, incluindo novas cadeiras odontológicas e toda a mobília dos consultórios

Serviço

Entrega das obras de reforma e revitalização do Posto de Saúde da Capelinha

Local: Estrada Resende-Mauá, KM 4 – Capelinha

Horário: 10h30

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *