Audiência Pública prestará contas sobre metas fiscais do município nesta quinta
29 de maio de 2019
Prefeitura vai ingressar com agravo no TJRJ para realizar licitação das linhas da Sul Fluminense
30 de maio de 2019


Volta Redonda já vacinou mais de 51 mil contra a gripe

Gestantes, puérperas e crianças são mais suscetíveis à Influenza e formam público com baixa procura pela imunização

Carlos Roberto Souza, de 61 anos, morador do Santo Agostinho, compareceu à Unidade Básica de Saúde da Família (UBSF) do bairro na manhã desta quarta-feira, dia 29, para se vacinar contra a gripe. Ele conta que se vacina em todas as campanhas e diz ter melhorado bastante sua imunidade.

“Geralmente a gripe te joga na cama. Sempre me vacino e há muitos anos, quando acontece de eu ficar gripado, parece que a doença fica mais branda. Consigo cumprir minhas obrigações, mesmo gripado”, disse Carlos, lembrando que é importante se vacinar. “Essa doença transmite de uma pessoa para outra. Meu filho chegou gripado em casa e no outro dia eu também fiquei. Hoje eu vim e depois minha esposa também virá se vacinar”.

Assim como o Sr. Carlos, mais de 51 mil pessoas já se vacinaram contra a gripe em Volta Redonda, durante a Campanha Nacional de Vacinação Contra a Influenza. Os números são da Secretaria Municipal de Saúde (SMS). De acordo com a coordenadora do setor de Epidemiologia da SMS, Milene Paula de Souza, esse número representa 74% do público-alvo.

“Reforço o chamado para a vacinação, principalmente para as gestantes, criança de seis meses até menores de seis anos, e puérperas, que são as mulheres que ganharam bebê em até 45 dias. Esses grupos estão mais suscetíveis à gripe e temos um histórico de baixa procura ao longo dos anos”, afirmou Milene.

O secretário de Saúde de Volta Redonda, Alfredo Peixoto, informou que a meta é vacinar 90% do público-alvo, ou seja, cerca de 59 mil pessoas.

“Pedimos a quem ainda não se vacinou que compareça a uma unidade de saúde mais próxima de casa e se vacine. Nesta época de frio, costumam aumentar os casos e a prevenção é o melhor remédio”, afirmou o secretário.

Volta Redonda conta com 45 unidades básicas de Saúde e de Saúde da Família. O prefeito Samuca Silva ressaltou que a rede está abastecida com vacinas suficientes para atender o público-alvo.

“Queremos ampliar nossa cobertura de áreas atendidas pela vacinação cada vez mais. Estamos investindo muito em saúde e é importante que a população se proteja. As equipes de atenção básica estão prontas para atender todos que precisam se vacinar”, destacou o prefeito.

PÚBLICO-ALVO – A campanha é voltada para crianças de seis meses a cinco anos; gestantes em qualquer idade gestacional; puérperas (mulheres no período até 45 dias após o parto). Também estão incluídos trabalhadores da área de saúde; professores; toda população indígena, a partir dos seis meses de idade; e indivíduos com 60 anos ou mais.

Ainda devem se vacinar os portadores de algumas doenças crônicas não transmissíveis, munidos da indicação médica. Estão incluídos casos de doença respiratória crônica; doença pulmonar obstrutiva crônica; doenças intersticiais do pulmão; doença cardíaca crônica; doença renal crônica; doença hepática crônica; e doença neurológica crônica. Além do diabetes; imunossupressão; obesos grau III; transplantados; e portadores de trissomias – Sídrome de Down, Sídrome de Klinefelter, Síndrome de Wakany.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *