Semana da Mata Atlântica foi um marco positivo para Volta Redonda
31 de maio de 2019
Secretaria de Políticas para Mulheres incentiva grupo de mulheres artesãs
31 de maio de 2019


Campanha de vacinação contra a gripe é prorrogada em VR

Doses são destinadas ao público alvo; não haverá abertura para os demais grupos, devido à baixa cobertura vacinal

Seguindo a determinação da secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro, a vacinação contra a gripe foi prorrogada até o dia 15. Em Volta Redonda as doses serão destinadas a manutenção dos grupos prioritários. Não haverá abertura para os demais grupos, devido à baixa cobertura vacinal. Em volta redonda a meta é vacinar 90% da população alvo, cerca de 70 mil pessoas. Até essa sexta-feira, dia 31, mais de 53 mil doses já tinham sido aplicadas no município, atingindo 76,43% do público- alvo.

A campanha é voltada para crianças de seis meses a cinco anos; gestantes em qualquer idade gestacional; puérperas (mulheres no período até 45 dias após o parto). Também estão incluídos trabalhadores da área de saúde; professores; toda população indígena, a partir dos seis meses de idade; e indivíduos com 60 anos ou mais.

Ainda devem se vacinar os portadores de algumas doenças crônicas não transmissíveis, munidos da indicação médica. Estão incluídos casos de doença respiratória crônica; doença pulmonar obstrutiva crônica; doenças intersticiais do pulmão; doença cardíaca crônica; doença renal crônica; doença hepática crônica; e doença neurológica crônica. Além do diabetes; imunossupressão; obesos grau III; transplantados; e portadores de trissomias – Síndrome de Down, Síndrome de Klinefelter, Síndrome de Wakany.

A coordenadora da Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde de Volta Redonda, Milene Paula de Souza, destaca que as crianças, gestantes e puérperas sempre são o público-alvo que tem baixa cobertura. “Essa é ultima oportunidade para que os pais levem os filhos que estão na faixa etária indicada para vacinar. É muito importante também que as gestantes, em qualquer idade gestacional, além das puérperas, procurem a unidade de saúde mais próxima da sua residência”, disse a coordenadora.

O secretário de Saúde de Volta Redonda, Alfredo Peixoto, ressalta que a melhor forma de evitar a doença é com a prevenção. “Por isso é tão importante à vacinação para reduzir as complicações, internações e a mortalidade, decorrentes das infecções pelo vírus da influenza na população, mais comuns nos meses mais frios do ano”, disse o secretário.

O prefeito Samuca Silva, destaca que a saúde é responsabilidade de todos. “É de grande importância que todos os grupos prioritários compareçam aos postos de saúde, pois a vacinação evita futuras complicações. Aproveite que em Volta Redonda o período de vacinação foi estendido e procure uma unidade de saúde mais próxima da sua residência”, disse o prefeito.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *