Polícia Militar apreende drogas no bairro Santa Cruz
3 de junho de 2019
Tenente-coronel classificou como uma vitória a inauguração da escola bombeiro militar
3 de junho de 2019


Campanha de Vacinação contra a gripe é prorrogada

Em números absolutos, Resende está perto da meta, mas percentuais de crianças e pessoas com laudo de comorbidade precisam melhorar

A Prefeitura de Resende prorrogou a vigência da 21ª Campanha Nacional de Vacinação Contra Influenza. No entanto, a medida segue a determinação da Secretaria Estadual de Saúde, que optou por manter a vacina direcionada somente aos grupos prioritários. Ou seja, a vacina não está disponível para toda a população. A aplicação das doses continua até o dia 15 de junho e está disponível em todos os Postos de Saúde do município, segunda à sexta-feira, das 8h às 17h.

Atualmente, Resende está perto de atingir a meta estipulada para cada município em território nacional, que é de 90% do público-alvo. O percentual atingido até o momento é próximo de 85%. Entre os grupos que registraram menor procura estão as pessoas com comorbidades, com 62% imunizadas, e crianças com idade entre seis meses e menos de cinco anos, com 71% do público alvo vacinados.

Os grupos prioritários são assim definidos por tratar de pessoas mais expostas ou suscetíveis ao vírus Influenza. Estão inclusos: gestantes, idosos, professores, população carcerária e funcionários do sistema, profissionais da saúde, puérperas (mulheres com até 45 dias após o parto), crianças com idade entre seis meses e seis anos incompletos e pessoas com comorbidades tendo em mãos o laudo médico.

De acordo com o Centro Municipal de Imunização, o objetivo da campanha é reduzir as complicações, internações e possíveis mortalidades decorrentes de infecções pelo vírus Influenza, cujas ocorrências variam de leve a grave, podendo até ser fatal. A hospitalização e a morte, segundo os especialistas, atingem principalmente as pessoas que estão nos grupos de alto risco, o que justifica o planejamento e a estratégia adotados pela Secretaria Municipal de Saúde para prevenir a doença.

– Esperamos que os pais, principalmente, entendam a importância da vacina e tragam as crianças menores de 6 anos. Estamos com números ainda abaixo da expectativa e a chegada do inverno é algo sempre preocupante, pois os segmentos contemplados com a vacina são realmente aqueles mais suscetíveis a contrair o vírus, e já sabemos da sua letalidade. Agora temos mais duas semanas pela frente. Esperamos alcançar nossa meta – disse a coordenadora do Centro Municipal de Imunização, Maria Regina de Paula.

A vacina tem a duração de um ano. Portanto, aqueles que se imunizaram no ano passado e estiverem inclusos nos grupos de risco devem se vacinar novamente. A renovação acontece em virtude da mutação do vírus que exige também alterações no conteúdo da vacina para que a imunização esteja em dia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *