Prefeitura leva serviços diários aos bairros de VR
5 de junho de 2019
CSN comemora o Dia Mundial do Meio Ambiente
5 de junho de 2019


Sábado é dia de Feira de Agroecologia em Volta Redonda

Evento acontece no térreo da Biblioteca Municipal, na Vila Santa Cecília e vai reunir cerca de cem agricultores do Médio Paraíba

O II Encontro-Feira de Agroecologia do Médio Paraíba do Sul será realizado neste sábado, dia 08, no térreo da Biblioteca Municipal Raul de Leoni, na Vila Santa Cecília. O evento vai reunir cem produtores de orgânicos e agroecológicos, que vão comercializar os alimentos e apresentar à população a filosofia desse tipo de cultivo. As atividades serão realizadas entre 8h e 18h e incluem apresentações de dança e música.

De acordo com a chefe de Gabinete da secretaria municipal de Planejamento, Transparência e Modernização da Gestão (Seplag), Bárbara Cunha, que apóia a iniciativa, a agroecologia é mais do que um plantio que se preocupa com a preservação da natureza. “A agroecologia define um estilo de vida, que valoriza manifestações culturais tradicionais, além de valorizar a harmonia coletiva. O objetivo é agregar e dar reconhecimento às experiências  agroecológicas da região do Médio Paraíba do Sul”, explicou.

Para o prefeito de Volta Redonda, Samuca Silva, a presença de agricultores de Volta Redonda e municípios vizinhos prova que o cultivo orgânico tem cada vez mais adeptos e precisa ser incentivado. “Nunca em Volta Redonda o mercado de orgânicos foi tão valorizado quanto na nossa gestão. Prova disso é que as obras do Mercado de Orgânicos, o primeiro público do estado, terão inicio agora no segundo semestre. A estrutura ficará no bairro Aterrado e a forma de funcionamento será definida junto com os agricultores. A ideia é abrir para produtores de toda região”, explicou Samuca.

O II Encontro-Feira de Agroecologia do Médio Paraíba do Sul tem apoio da Prefeitura de Volta Redonda, através da secretaria municipal de Planejamento Transparência e Modenização da gestão (Seplag). Durante o evento ainda haverá uma feira com alimentos agroecológicos, incluindo orgânicos certificados, cerveja artesanal, artesanato, doação de sementes e atividades infantis. Programação:

9h –  Abertura com mística

10h –  Apresentação do Jongo de Pinheiral

11h –  Oficina de brotos, germinados, suco vivo e fermentados

11h40 –  Oficina de agricultura urbana

12h20 –  Oficina de biofertilizantes

12h50- Exibição do documentário “O veneno está na mesa” com prosa agroecológica (agrotóxicos, segurança e soberania alimentar, economia solidária, agricultura feminina)

13h – Oficina de boneca Abayomi

14h –  Roda de samba com Toque de Dandara

15h –  Espetáculo teatral “Estamos em Obras” com Coletivo Sala Preta

16h –  Apresentação da Roda Cultural de Volta Redonda

17h –  Apresentação do Grupo Pedra Sonora

Envio abaixo resposta resumo sobre as questões enviadas sobre o nosso

II Encontro-Feira:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *