Feira de Agroecologia atrai produtores de 20 municípios para Volta Redonda
8 de junho de 2019
Samuca entrega mais uma nova praça em Volta Redonda
8 de junho de 2019


Feira de Agroecologia atrai produtores de 20 municípios para Volta Redonda

Evento, realizado neste sábado, dia 08, na Vila Santa Cecília, reuniu cerca de cem agricultores do Médio Paraíba

Incentivar a população a valorizar a alimentação saudável e a preservação do meio ambiente na hora do plantio são um dos objetivos do II Encontro-Feira de Agroecologia do Médio Paraíba do Sul, realizado neste sábado, dia 08, na Praça Rotary, na Vila Santa Cecília. O evento reuniu produtores de orgânicos e agroecológicos de vinte municípios e cerca de cem agricultores comercializaram os alimentos e apresentaram à população a filosofia desse tipo de cultivo.

A chefe de Gabinete da secretaria municipal de Planejamento, Transparência e Modernização da Gestão (Seplag), Bárbara Cunha, uma das organizadoras do encontro e entusiasta da iniciativa, afirma que o principal é garantir comida saudável na mesa. “Neste espaço, temos produtos in natura e processados, todos orgânicos”, disse.

Mas ela fez questão de citar que a agroecologia define um estilo de vida. “Por isso, a feira conta com manifestações culturais tradicionais da cultura brasileira”.

O produtor de orgânicos Pedro Albano, que cultiva hortaliças e leguminosas no bairro Roma, em Volta Redonda, afirmou que a iniciativa divulga a importância de se voltar para o natural para a preservação da saúde do homem e da natureza.

“O governo municipal está de parabéns por designar espaço para o produtor de orgânicos. Temos a feira toda quarta-feira, das 16h30 às 20h30, aqui mesmo na Praça Rotary, na Vila, e ainda há projeto para a implantação do Mercado de Orgânicos”, lembrou.

E a realização do evento chama a atenção de pessoas que ainda não são consumidoras regulares de orgânicos. O casal Rojane e Darci Rocha veio de Barra Mansa para conhecer esse nova maneira de lidar com os alimentos e a terra. “Estamos encantados e mais conscientes sobre a necessidade de procurar uma alimentação mais saudável”, falou Darci.

O prefeito de Volta Redonda, Samuca Silva, afirma que o sucesso do evento confirma que o município está no caminho certo quando incentiva a produção de orgânicos.

“A valorização do cultivo orgânico vai deixar um legado para Volta Redonda. As obras do Mercado de Orgânicos, o primeiro público do estado, terão início no segundo semestre. A estrutura ficará no bairro Aterrado e funcionamento será em parceria com os agricultores. A ideia é abrir para produtores de toda região”, explicou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *