Resende recebe mais uma Edição da Caminhada do Amicão neste domingo
12 de junho de 2019
Prefeitura disponibiliza caminhão para acabar com demanda reprimida de exames
12 de junho de 2019


II Encontro Municipal da Juventude Negra de Resende acontece neste sábado, dia 15

O II Encontro Municipal da Juventude Negra de Resende será realizado neste sábado, dia 15, no Parque das Águas, no bairro Jardim Jalisco. O evento é promovido pela Prefeitura de Resende, por meio da Coordenadoria de Promoção da Igualdade Racial, ligada à Diretoria de Direitos Humanos, da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos. A programação inclui apresentações de música, dança, capoeira e roda de conversa entre 14h e 17h. O encontro é aberto ao público.

A primeira edição do evento aconteceu em junho de 2014. O cronograma conta com apresentação musical de Yan Rodrigues, às 14h. Por volta de 14h15, haverá demonstração do grupo de danças urbanas Dança & Magia. Às 14h30, terá dança angolana com Mirna e Juliana. Às 14h45, será a vez da apresentação da Associação de Capoeira Raiz Negra.

Às 15h30, está prevista para começar a roda de conversa com dois convidados especiais. A advogada e vice-presidente da Comissão de Igualdade Racial da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Barra Mansa, Luciene Nascimento, abordará sobre o tema “Estética Política: Autoestima e Identidade da Mulher Negra”. A convidada também é maquiadora e estuda estética e identidade da mulher pela perspectiva do feminismo negro. Já o professor de Língua Portuguesa, Redação e Literatura das redes de ensino estadual e particular de Resende, Robson dos Santos Bertoldo, ministrará palestra com a temática “A Importância da Educação para a Juventude Negra”.

Para encerrar o evento, haverá apresentação de maracatu e dança afro com Pedra Sonora, por volta de 16h30. A coordenadora de Promoção da Igualdade Racial, Sônia Maria de Freitas, destaca sobre a importância da realização do encontro.

 — O evento é essencial para a reflexão no que diz respeito à atual situação da juventude negra no município. Além disso, o encontro debate sobre a relevância da educação na vida desta parcela da sociedade. A nossa convidada Luciene é influenciadora digital e já teve, por exemplo, mais de dois milhões de visualizações em seus vídeos de pedago-poesia antirracista na internet. Ela também foi citada no Livro “Na Minha Pele”, de Lázaro Ramos, e já acumulou mais de milhões de visualizações em vídeos de poesias virais na internet. Já o palestrante Robson é graduando em Direito pela Universidade Estácio de Sá, e em História pela Unirio (Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro). Ele também atua como membro do Grêmio Literário Resendense, além de ser ator e músico – enfatizou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *