Mutirão de exames preventivos chega a mais 16 unidades neste sábado
13 de junho de 2019
Prefeitura promoverá torneio de futsal para quatro categorias
13 de junho de 2019


Colocação de asfalto é concluída no bairro Céu Azul

Quem percorre hoje as ruas do Loteamento Céu Azul, na região do bairro Jardim Independência, em Quatis, já pode ver que a realidade é totalmente diferente do tempo em que os terrenos da comunidade foram entregues aos seus proprietários, há cerca de dez anos. As vias de terra e esburacadas daquela época formam agora um cenário do passado. As obras de asfaltamento iniciadas pela prefeitura em novembro de 2018 entraram na reta final.

A colocação do asfalto em todas as ruas do loteamento, acompanhada pelo assentamento do meio-fio e a instalação da rede de águas pluviais, incluindo os bueiros e as galerias com dimensões maiores nos pontos mais íngremes estão concluídas. Falta agora apenas pintar uma faixa de sinalização nas laterais de cada rua para orientar os motoristas. A Prefeitura de Quatis, através da Secretaria Municipal de Obras, Urbanismo e Serviços Públicos, informa que nos próximos dias os serviços de pavimentação vão ser considerados oficialmente encerrados.

– Nossa proposta foi realizar uma obra de asfaltamento com toda a infraestrutura necessária no sentido de garantir a durabilidade e a qualidade do investimento. Em menos de seis meses, portanto, todas as ruas do Céu Azul receberam o asfalto e os trabalhos complementares, entre eles o meio-fio e a rede de águas pluviais para o perfeito escoamento da água da chuva. A sinalização que será pintada nos próximos dias significará um apoio importante com o objetivo de aumentar as condições de segurança dos motoristas e pedestres – declarou o prefeito Bruno de Souza (MDB).

A pavimentação do Loteamento Céu Azul representa um dos principais investimentos iniciados pela Prefeitura de Quatis, a partir do final do ano passado, com recursos próprios (soma das receitas geradas pelo recolhimento dos impostos e taxas municipais). Só nesta obra, a prefeitura aplicou mais de R$ 730 mil. Devido ao alto custo do investimento, inicialmente o Município encaminhou uma solicitação ao Governo Federal visando obter a liberação de recursos federais para o asfaltamento do bairro.

No entanto, diante da gravidade dos transtornos enfrentados pelos moradores com o estado precário das ruas, não foi possível esperar mais pela análise deste pleito em Brasília: o próprio prefeito decidiu realizar a obra com recursos municipais provenientes dos superávits (arrecadação acima do montante previsto inicialmente) alcançados no fechamento das contas municipais a partir do exercício de 2017.

A ocorrência de superávit é apontada por Bruno de Souza como um dos resultados positivos da eficiência na gestão financeira do Município, e que vem possibilitando a realização de outras obras em andamento também deste o ano passado: a recuperação do sistema coletor de esgoto, a ampliação do posto médico de Falcão, a construção do almoxarifado central da prefeitura e a operação tapa-buraco.

Outros investimentos serão iniciados em breve também com recursos próprios. São eles: a recuperação do asfaltamento do bairro Bondarowsky, a cobertura da quadra poliesportiva de Falcão, a segunda fase da operação tapa-buraco e a pavimentação do Loteamento São José I, que se localiza ao lado do Loteamento Céu Azul.

– Em janeiro de 2017, logo após ter tomado posse para meu segundo mandato à frente da Prefeitura de Quatis, realizamos a colocação de escória em algumas ruas do Céu Azul para diminuir as consequências do estado precário destas vias, principalmente no tempo da chuva. Mas o problema necessitava de uma solução mais urgente e definitiva. Por isso, priorizamos o asfaltamento do bairro, que agora é uma realidade no dia a dia dos moradores. O asfaltamento certamente valorizará as residências e com certeza vai proporcionar a ampliação dos serviços públicos na localidade – concluiu o prefeito, lembrando que a pavimentação do Loteamento São José I será feita com o assentamento de blocos de concreto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *