Porto Real revitaliza praças, quiosques e quadras
13 de junho de 2019
Colocação de asfalto é concluída no bairro Céu Azul
13 de junho de 2019


Mutirão de exames preventivos chega a mais 16 unidades neste sábado

Neste sábado, dia 15, a Prefeitura de Resende iniciará mais uma etapa da campanha de exames preventivos contra o câncer de colo do útero e de mama. O mutirão, que é desenvolvido quinzenalmente, acontece entre 8h e 16h em 16 unidades básicas de saúde do município, com objetivo de proporcionar às mulheres uma oportunidade de se atentarem aos riscos de problemas de saúde. Algumas das unidades que realizarão os preventivos também vão oferecer a vacina contra a gripe.

As unidades que oferecem os exames nesta etapa da campanha serão: PSF Cabral Alambari, PSF Morro do Cruzeiro, UBS Alegria, PSF Barra III, PSF Barra II, PSF Novo Surubi, PSF Vicentina, Posto do Estado, PSF Engenheiro Passos, Posto Manejo, PSF Cidade Alegria, PSF Liberdade, Clínica da Família, PSF Nova Alegria, PSF São Caetano e Condomínio Gardênia e Tulipa.

De acordo com o secretário municipal de Saúde, Alexandre Vieira, o público-alvo da campanha são mulheres com a faixa etária de 25 a 64 anos, com foco principal entre as que trabalham fora durante a semana. O procedimento envolve uma série de exames que são fundamentais para um diagnóstico precoce de doenças que podem evoluir e causar maiores danos à saúde.

– Todas as mulheres devem realizar periodicamente, os exames ginecológicos de rotina. O papanicolau é um teste de rotina feminino baseado em uma análise citopatológica, que serve para detectar o câncer de colo do útero, entre outras doenças. Também será feito o exame físico das mamas. Já a mamografia é recomendada para mulheres a partir de 50 anos de idade, após o rastreamento. Lembrando que, se houver indicação médica, a mamografia é realizada em qualquer idade – explicou o secretário.

Ainda segundo Alexandre, a campanha foi desenvolvida especialmente para aquelas que trabalham durante a semana e acabam adiando os exames médicos. O foco é a faixa etária das mulheres que têm vida sexual mais ativa. O câncer de mama, por exemplo, está no topo da lista dos tumores mais frequentes entre as brasileiras.

Vacinação para crianças

Além dos exames preventivos, a Secretaria Municipal de Saúde também oferecerá, em alguns postos, as vacinas referentes ao cartão de vacinação das crianças. São eles: PSF Morro do Cruzeiro, PSF Cabral Alambari, Posto Manejo, PSF Cidade da Alegria, Clínica da Família, PSF Vicentina e Condomínio Gardênia e Tulipa. Para que as vacinas sejam verificadas, é necessário ter em mãos o cartão de vacina e cartão do SUS da criança.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *